Como funciona a votação do Oscar?
Como funciona a votação do Oscar?
Tudo que você precisa saber sobre como a votação da premiação mais famosa do cinema funciona!
Preparem suas apostas porque a 95ª edição do Oscar está chegando! A cerimônia mais popular do cinema acontece neste domingo (12), e promete gerar discussões bastante acaloradas entre os cinéfilos ao redor do mundo à medida que formos conhecendo os grandes vencedores de 2023.
Todo ano você provavelmente deve ver por aí diversos debates sobre nomeações injustas ou a ausência de produções que poderiam ter sido consagradas com uma indicação ao prêmio mais cobiçado da sétima arte. Mas será que você sabe como funciona o sistema de votação organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas? Continue com a gente para entender tudo sobre o assunto!
- Quem vota no Oscar?
- Como a votação do Oscar funciona?
- O que é o voto preferencial no Oscar?
- Como os vencedores do Oscar são escolhidos?
Quem vota no Oscar?
Antes de qualquer coisa, é importante saber quem está por trás da votação do Oscar. Muito se fala sobre a tal da “Academia” como se ela fosse uma entidade divina que nomeia os melhores filmes e profissionais de Hollywood anualmente, mas as coisas são mais pé no chão do que parecem.
De acordo com a Vanity Fair, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, atualmente, é composta por mais de 10 mil membros, sendo que cerca de 9.500 são membros elegíveis, ou seja, aqueles que de fato votam na premiação.
O grupo tem uma grande variedade de profissionais da indústria audiovisual e, nos últimos anos, a organização do prêmio vem investindo em uma maior representatividade entre os membros votantes – isso inclui pessoas de outros países fora do circuito estadunidense e de grupos minorizados.
O processo para que alguém se torne um membro da Academia também não tem segredo: se o profissional já foi indicado pelo menos uma vez ao Oscar, a pessoa já é automaticamente convidada a participar da restrita organização. Caso a realidade não seja essa, o interessado precisa ser indicado por dois membros e esperar a aprovação (ou não) do conselho.
Como a votação do Oscar funciona?
O funcionamento da votação do Oscar parece algo complicado, mas também não é um monstro aterrorizante. Afinal, não há um sistema mirabolante feito exclusivamente para retirar o seu filme favorito da disputa, mas sim uma organização que tenta ser justa de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos ao longo de sua história, que foram se modificando com o passar dos anos.
Como dito, a Academia é composta, atualmente, por cerca de 9.500 votantes elegíveis. Contudo, a votação não é feita de maneira aleatória: os membros são divididos entre 17 ramos, que basicamente tentam “replicar” as categorias do Oscar ao selecionar os finalistas para votação.
A regra oficial é que cada integrante de seu respectivo ramo só pode votar na sua área de especialidade. Isso significa que diretores votam em diretores, atores votam em atores, e o sistema vai se repetindo em outras categorias.
Para elucidar ainda mais a questão, vamos imaginar que você é um ator e faz parte dos membros elegíveis da votação. Seu papel ali, então, seria o de participar do ramo de atores, onde você só poderia votar em outros atores. Logo, a sua opinião sobre maquiagem ou efeitos visuais, por exemplo, não contaria na votação, já que o seu voto é destinado apenas para seus pares inicialmente.
No entanto, há duas exceções à regra. Uma diz respeito à categoria de Melhor Filme, a principal do evento. Nesse caso, todos os membros elegíveis podem votar, independente do ramo no qual fazem parte.
Já a outra exceção é a categoria de Melhor Filme Internacional, em que apenas um filme por país (que não seja os Estados Unidos) pode ser inscrito. Assim como a de Melhor Filme, todos os membros elegíveis podem votar, mas leva-se em consideração uma porcentagem de produções assistidas por cada integrante, que devem determinar uma pontuação para cada filme. É isso que determina a lista prévia de indicados, e apenas os membros que assistirem a todos os longas pré-selecionados ficam elegíveis para votar nos indicados finais.
Considerações iniciais feitas, chegou o momento de descobrir como os vencedores são escolhidos. Assim como na seleção dos indicados, os votos são feitos através de cédulas online que são auditadas pela empresa PricewaterhouseCoopers (PwC).
O que é o voto preferencial no Oscar?
Existe uma questão envolvendo as votações para a categoria de Melhor Filme que chama atenção por ser um tanto quanto diferenciada. Estamos falando do voto preferencial, um sistema que é utilizado somente depois que a lista de indicados é fechada.
O voto preferencial é quando os votantes elegíveis fazem um ranking das produções indicadas à categoria de Melhor Filme, do mais ao menos favorito. Caso um dos filmes consiga alcançar mais do que 50% dos votos número 1, ou seja, aquele que é o mais favorito, ele automaticamente ganha a estatueta da principal nomeação ao Oscar.
Mas como é extremamente difícil que um filme consiga ultrapassar os 50% logo de cara, a PwC, a partir da constatação do longa que foi o mais votado, redistribui os votos do filme que menos apareceu no primeiro lugar para o longa que ficou em segundo lugar dos membros que o colocaram em primeiro em suas respectivas listas. Talvez esse sistema de votação tenha dado um nó na sua cabeça, mas basta imaginar que a redistribuição de votos vai pulando as posições da lista até conseguir encontrar um consenso entre os votantes.
O processo vai seguindo seu rumo, conforme a necessidade, onde os filmes que menos receberam votos vão sendo eliminados até que uma produção consiga passar do indicativo de 50%. Isso significa que a escolha do vencedor da categoria de Melhor Filme é feita a partir de um consenso e não necessariamente de acordo com o maior número de votos entre os membros elegíveis. Assim, o filme vencedor é aquele que a maioria dos integrantes da Academia concorda que é o favorito ou pelo menos um de seus favoritos.
Como os vencedores do Oscar são escolhidos?
Depois que o sistema de votação dos indicados é concluído, chega o momento de finalmente decidir quem serão os vencedores do Oscar. A ação também acontece online, mas de um jeito diferente: nessa parte, todos os membros elegíveis podem votar em todas as categorias, independente do ramo do qual faz parte.
Segundo o próprio site do Oscar, as cédulas finais também são auditadas pela PricewaterhouseCoopers, e apenas dois sócios da corporação sabem quais são os resultados até a revelação oficial dos ganhadores na cerimônia oficial.
A cerimônia do Oscar de 2023 acontece no dia 12 de março.
Aproveite também: