Como funciona o Rotten Tomatoes? Tudo sobre o polêmico site que agrega críticas
Como funciona o Rotten Tomatoes? Tudo sobre o polêmico site que agrega críticas
Entenda como funciona o infame Rotten Tomatoes
Em meio a uma época cheia de controvérsias causadas pelo choque entre críticos de cinema e o público num geral, o Rotten Tomatoes se sobressai como um dos maiores veículos e portais de críticas da internet. Porém, muita gente nem mesmo sabe como funciona o site e, aqui, explicamos como se guiar pelo portal. Entenda tudo sobre o site aqui:
- O que é o Rotten Tomatoes?
- O Tomatômetro
- Tomate Podre, Fresco e Certificado?
- O público
- E os outros sites?
O que é o Rotten Tomatoes?
O Rotten Tomatoes é um site criado em 1998, dedicado à divulgação de críticas e notícias sobre cinema, de modo geral. O site é propriedade da Universal e da Warner Bros., mas as críticas são feitas para filmes de todos os estúdios.
Diferentemente do que se pensa, as críticas do Rotten Tomatoes não são autorais do site. Pelo contrário, o portal busca várias críticas em diversos sites de cinema e os junta em um só local, facilitando a quem quiser procurar por mais opiniões especializadas sobre um determinado filme ou série.
Aliás, até o modo de classificação entre filmes e séries é diferente. Enquanto os filmes são avaliados completamente, séries normalmente eram avaliadas apenas com base no primeiro episódio de cada temporada. Com a chegada do streaming, isso mudou um pouco. Agora, algumas (mas não todas) séries possuem críticas para cada episódio e uma média baseada em todos os episódios da temporada.
O Tomatômetro
O Tomatômetro, a busca mais frequente do site, é uma porcentagem atribuída a cada filme. Porém, isso não significa que um filme, como Esquadrão Suicida, por exemplo, tirou 26 pontos dentre 100 possíveis. O site não se baseia em um sistema de classificação de média.
Em vez disso, essa porcentagem representa a quantidade de críticos que aprovou determinado filme, com base em suas críticas. Ainda citando Esquadrão Suicida como exemplo, o filme possui 248 críticas até o momento. 184 são negativas e 64, positivas. Isso significa que, dentro dos 248 críticos, apenas 26% gostaram do filme.
A média
Porém, ainda assim, o site calcula uma média específica para cada filme. Com base nas notas dos críticos, – sejam elas em estrelas ou em pontuação, porém, sem levar em conta críticos que não determinam uma nota para o filme – o site calcula uma média geral das notas dadas.
Essa média não acompanha necessariamente o Tomatômetro. Alguns filmes podem possuir uma média inferior ou superior à nota dada pelo Tomatômetro, já que essa pontuação varia conforme as notas dos críticos e não à quantidade deles.
Influência
E mesmo entre os críticos, há uma divisão. Embora, quando se abra o site, a nota principal seja inicialmente atribuída a todos os críticos, através de uma aba, acessa-se os “top critics”.
Esse grupo é uma divisão especial de críticos de alto renome internacional, ou veículos de imprensa com uma divulgação mais ampla. Para ser um crítico do site, independente de se encaixar nessa divisão ou não, precisa-se ter um veículo midiático e ser associado a sindicatos e associações de roteiristas ou de críticos cinematográficos.
Tomate Podre, Fresco e Certificado?
O Tomate Podre (Rotten) é um selo atribuído a filmes que alcançam de 0% a 59% no Tomatômetro. Ou seja, nesse intervalo, estão os filmes que a maior parte dos críticos não gostaram, ou acharam apenas mornos. Ainda assim, a média pode ser positiva, passando de 6,0 pontos.
O Tomate Fresco (Fresh) é um selo dado aos filmes que vão acima de 60%. São filmes, em geral, considerados bons ou ótimos. A média aqui também pode variar e ser menor, embora isso seja bem mais raro.
O Certified Fresh é um selo atribuído a qualquer filme com divulgação massiva (mais de oitenta críticas atribuídas) que passe dos 75% de aprovação. Se, no período após o lançamento do filme, essa média cair dos 75%, o selo Certified Fresh continua até que o índice de aprovação fique abaixo dos 70%. Para que um filme receba esse selo, ele precisa ter pelo menos 5 críticas positivas dos chamados top critics.
Finalizando, há uma caixa específica, logo abaixo do Tomatômetro, onde pode-se ler um breve consenso dos críticos sobre o filme em questão. Esse texto, escrito pelo próprio Rotten Tomatoes, demanda os principais pontos abordados na maioria das críticas.
O público
Porém, não pense que o público também não tem sua voz. Ao lado da caixa de críticas, há uma porcentagem e uma média atribuída ao voto popular do público. Para dar sua nota no site, basta ir em cada filme e demarcar a quantidade de estrelas que deseja dar.
O público também possui dois selos: Um balde de pipoca cheio para qualquer filme acima de 60% de aprovação e um balde vazio para filmes abaixo dos 59%. Note que não há padrão para a variação entre críticos e público.
E os outros sites?
Muitos se perguntam o porquê da nota do Rotten Tomatoes ser tão diferente de outros sites como IMDb e Metacritic, por mais que eles também usem um sistema de classificação similar.
Isso acontece porque, no IMDb, o voto é aberto para o público de forma geral, então não há um apuro grande da crítica especializada, a princípio. Já o Metacritic tem como pontuação principal a média atribuída das notas das críticas captadas e não a porcentagem de críticos que gostaram.
E ainda assim, nota-se uma variação dessas notas para a média e o voto do público do Rotten Tomatoes porque esses sites não são necessariamente utilizados pelo mesmo público ou captam as mesmas críticas.
Confira também: