Como o filme “Jogo da Morte” foi concluído após o falecimento de Bruce Lee? Ator morreu durante as filmagens
Como o filme “Jogo da Morte” foi concluído após o falecimento de Bruce Lee? Ator morreu durante as filmagens
Ator faleceu antes de conseguir terminar de gravar as cenas do longa
Bruce Lee é conhecido como uma das maiores lendas do gênero cinematográfico de Artes Marciais. O último filme que contou com sua presença foi Jogo da Morte, lançado em 1978, porém o ator veio a óbito sem que as gravações tivessem sido terminadas o que não impediu o longa de ser continuado.
Bruce Lee morreu aos 32 anos em julho de 1973, poucos meses antes que outro filme conhecido que conta com o ator no elenco – Operação Dragão – ver a luz do dia. Ele havia pausado a produção de Jogo da Morte à época para se dedicar a esse outro filme e, devido ao seu falecimento, não pode concluí-lo (via Mental Floss).
Para que a história pudesse ser terminada, a Golden Harvest aproveitou o material que Lee já havia filmado e dirigido ele mesmo e fez algumas gambiarras para dar maior coerência ao que tinham em mãos. Eles contrataram sósias de Lee para as cenas que ainda precisavam ser produzidas e usaram iluminação e jogos de câmera para disfarçar a ausência do ator. Para as cenas de ação foram utilizados profissionais treinados em artes marciais.
Mas o enredo também precisava de algumas costuras uma vez que Lee havia conseguido filmar apenas uma fração daquilo que ele havia planejado para o filme e a maioria delas pertenciam a segunda metade dele. Para resolver esse problema, Golden Harvest contratou Robert Clouse, que havia dirigido Lee em Operação Dragão e ele deu algumas mexidas na história.
Inicialmente, Bruce Lee havia planejado Jogo da Morte para que contasse a história de um protagonista que lutava para avançar os andares de um prédio em busca de um tesouro roubado. Algo raso e parecido com a premissa de algum jogo de videogame antigo genérico. Clouse transformou isso em uma aventura onde o personagem de Lee, Billy Lo, se torna um artista que é explorado por um sindicato. Ele acaba fingindo a própria morte e se infiltra no complexo para se vingar.
Cenas reais do funeral de Lee, gravadas para um documentário sobre sua carreira, foram incluídas no filme para dar maior credibilidade ao momento em que o personagem central forja a própria morte. Vale ressaltar que as cenas jamais foram autorizadas pela família do ator a serem colocadas em Jogo da Morte.
Mas e você? Sabia sobre esses detalhes dos bastidores do filme? Divida com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: