O Coiote do Papa-Léguas sempre teve um nome mas pouca gente sabe
O Coiote do Papa-Léguas sempre teve um nome mas pouca gente sabe
Apesar de nunca ter sorte em sua caçada contra o Papa-Léguas, o Coiote esconde um segredo que poucos conhecem!
No deserto, uma ave corre desesperada tentando salvar sua própria vida, enquanto precisa escapar das garras de um faminto predador, pronto para devorá-la a qualquer momento. Claro que estamos falando de Papa-Léguas e de seu maior rival, o Coiote, dois personagens imortalizados pelo universo de Looney Tunes. Mas você sabia que o vilão possui um nome real?
Criado em 1949 por Chuck Jones e Michael Maltese, o Coiote logo se tornou uma das figuras mais peculiares dos Looney Tunes, ganhando uma grande reputação por seus planos “infalíveis” que sempre dão errado no fim. Porém, o que muita gente não sabe é que ele possui um nome completo: Wile E. Coyote.
O “Wile E.” funciona como um trocadilho com a palavra “wily“, que em inglês significa algo como astuto, ladino e até manhoso. Seu nome do meio, como revelado em Looney Tunes & Merrie Melodies Comics, é Ethelbert. E uma curiosidade interessante é que, nos Estados Unidos, o personagem é conhecido por seu nome completo, enquanto no Brasil o que pegou foi apenas a palavra “Coiote”.
No entanto, um traço bem peculiar do desenho do Papa-Léguas e do Coiote é que, a cada episódio, havia uma série de nomes em latim para cada um dos personagens, quase como se fossem seus nomes “científicos” – embora não seja bem assim.
Dessa forma, o Coiote acabou ganhando inúmeros nomes ao longo do programa, que variam desde “Carnivorous vulgaris” até “Famishus-famishus” e “Eatius Slobbius“. No entanto, seu nome oficial continua sendo Wile E. Coyote.
Abaixo, veja também: