Chega aos cinemas da Rússia o primeiro filme da história gravado no espaço

Capa da Publicação

Chega aos cinemas da Rússia o primeiro filme da história gravado no espaço

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Os cinemas russos receberam na última quinta-feira, dia 20, o filme The Challenge, o primeiro filme da história gravado no espaço. O próprio Vladimir Putin assistiu e elogiou a produção dizendo “Nós somos os primeiros a gravar um filme em órbita, a bordo de uma espaçonave. Mais uma vez, o primeiro”.

Em outubro de 2021, a Rússia enviou um ator e um diretor de cinema para 12 dias de filmagem na espaçonave ISS. A atriz escolhida foi Yulia Peresild, de 38 anos, junto do diretor Klim Shipenko, que além de dirigir, controlou a câmera, iluminação e também o som.

Quando retornaram do espaço, eles tinham 30 horas de material, que se transformou nos 50 minutos do filme. A história mostra a jornada de Peresild como um cirurgiã enviada para a espaçonave para salvar um integrante da tripulação que foi ferido durante uma caminhada espacial.

Atriz teve que passar por um treinamento de meses antes de embarcar na espaçonave

Shipenko e Peresild passaram por meses de treinamento antes de conseguirem gravar na espaçonave. Além dos dois, o filme ainda tem algumas breves aparições de 3 astronautas da tripulação do ISS. O chefe da TV Russa, Channel One disse que a grande dificuldade da produção foi capturar a altura atual do veículo ao invés de utilizar efeitos especiais ou outros tipos de imagens geradas por computador.

Vale lembrar que Hollywood também já tem planos para uma gravação no espaço. O projeto foi anunciado em 2020 e mandaria Tom Cruise para filmar algumas cenas de um novo projeto do ator. A SpaceX de Elon Musk e a NASA iriam auxiliar o projeto, e Doug Liman iria dirigir a produção, incluindo os momentos em órbita. As gravações estão previstas para 2023, mas mesmo assim a Rússia conseguiu sair na frente e lançar uma produção filmada no espaço primeiro.

Confira também: