Christopher Nolan comenta decisão de Quentin Tarantino sobre aposentadoria: “é uma perspectiva muito purista”

Capa da Publicação

Christopher Nolan comenta decisão de Quentin Tarantino sobre aposentadoria: “é uma perspectiva muito purista”

Por Jaqueline Sousa

Conversas envolvendo a possível aposentadoria do cineasta Quentin Tarantino não são novidades em Hollywood. O diretor de Kill Bill já afirmou diversas vezes que pretende deixar as câmeras para trás num futuro próximo e, ao que tudo indica, isso vai acontecer após o lançamento de The Movie Critic, seu décimo filme. E foi justamente esse assunto que Christopher Nolan, que retorna nesta semana às telonas com Oppenheimer, abordou em uma entrevista ao podcast ReelBlend (via Cinema Blend).

Após ser questionado a respeito da aposentadoria de Tarantino, Nolan brincou perguntando se o apresentador “acreditava nele”. Apesar de ser uma decisão surpreendente para alguns, levando em consideração que cineastas como Martin Scorsese que, aos 80 anos, segue comandando produções cinematográficas, Nolan afirmou que entende a decisão de Tarantino, assim como a Scorsese.

“A verdade é que eu entendo as duas perspectivas. É viciante contar histórias no cinema. É um trabalho gigantesco, mas é divertido. É algo que você se sente motivado a fazer, então é um pouco difícil imaginar uma parada voluntária. Mas eu também vejo que o ponto de vista de Quentin sempre foi esse — e ele nunca, graciosamente, é muito específico sobre os filmes aos quais ele está falando — mas ele está olhando para o trabalho feito por cineastas em seus últimos anos de vida e sentindo que, se não pode viver até o auge, seria melhor que isso não existisse. Acho que é uma perspectiva muito purista. É o ponto de vista de um cinéfilo que valoriza a história do cinema.”

Quentin Tarantino planeja se aposentar após seu décimo filme.

Nolan completou dizendo que, apesar de não concordar totalmente com a visão de Quentin Tarantino a respeito da aposentadora, acredita que também sempre quis manter uma boa reputação, mas que não deseja simplesmente desistir desse trabalho apenas pela possibilidade de não estar no auge de sua carreira. “[…] Sempre há algo ali, seja uma performance, ou algo estrutural, ou uma cena, e isso é maravilhoso”, o cineasta afirmou sobre obras que não alcancem todo o seu potencial.

Ainda não há muitas informações sobre The Movie Critic, o décimo e possível último filme da carreira de Quentin Tarantino. A decisão pela aposentadoria, após o lançamento do longa, vem da da vontade do diretor em deixar seu legado consistente, com uma filmografia bem-sucedida em Hollywood.

Aproveite também:

c