Brian Cox, estrela de Succession e X-Men 2, defende posicionamento transfóbico de J.K. Rowling

Capa da Publicação

Brian Cox, estrela de Succession e X-Men 2, defende posicionamento transfóbico de J.K. Rowling

Por Jaqueline Sousa

O ator Brian Cox, conhecido por suas performances em Succession e X-Men 2, saiu em defesa de J. K. Rowling no que diz respeito às polêmicas envolvendo os comentários transfóbicos da escritora. De acordo com Cox, a autora vem sendo tratada de maneira injusta, pois ela tem o direito de “ter sua própria opinião” sobre o assunto por ser uma mulher.

O ator defendeu o posicionamento de Rowling durante uma entrevista ao programa Sunday With Laura Kuenssberg (via THR), onde ele discutiu sobre a aprovação de uma lei na Escócia, seu país natal, que permite que pessoas transgêneros mudem seu gênero sem a necessidade de um diagnóstico médico. Cox, então, comentou sobre as polêmicas envolvendo as falas transfóbicas da criadora de Harry Potter, que se opôs à legislação escocesa:

“Não gosto do jeito como ela [Rowling] vem sendo tratada, honestamente”, Brian Cox afirmou. “Acho que ela tem direito a ter sua opinião, ela tem o direito de dizer como se sente. Como mulher, ela tem o direito de dizer o que sente sobre o próprio corpo, e não há ninguém melhor para dizer isso do que uma mulher.”

J. K. Rowling vem sendo alvo de críticas desde que passou a fazer comentários transfóbicos na internet.

Brian Cox também disse que “as pessoas têm sido um pouco arrogantes” em relação à Rowling por causa das polêmicas. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o ator defende o posicionamento da escritora, pois ele já havia chamado as críticas direcionadas à transfobia de Rowling como “profundamente injustas”, em 2022.

J. K. Rowling vem sendo alvo de diversas críticas desde 2019, o que a tornou uma figura controversa entre o público, depois que passou a fazer comentários transfóbicos na internet. Desde então, muitos fãs do Mundo Bruxo de Harry Potter seguem criticando as atitudes da autora, enquanto alguns artistas da indústria defendem seu posicionamento.

Aproveite também: