O dia em que Bob Esponja foi para o tribunal após ser acusado de plagiar um “brinquedo esponja”
O dia em que Bob Esponja foi para o tribunal após ser acusado de plagiar um “brinquedo esponja”
Bob Esponja Calça Quadrada precisou enfrentar Bob, a Esponja Desempregada nos tribunais
A cultura pop está cheia de conflitos criativos que foram levados para os tribunais. De Neil Gaiman e Todd McFarlane até Bob Esponja Calça Quadrada e Bob, a Esponja Desempregada. Nesse curioso ocorrido das esponjas com o mesmo nome, Stephen Hillenburg, criador do personagem da Nickelodeon, foi acusado de plágio por Troy Walker, um inventor de brinquedos.
- Quem é Bob, a Esponja Desempregada?
- Quando Bob Esponja Calça Quadrada foi criado?
- Qual foi o veredito?
Quem é Bob, a Esponja Desempregada?
Em 1991, Troy Walker criou uma tira em quadrinhos sobre uma esponja que estava procurando emprego. O protagonista, Mr. Bob, era uma esponja de formato retangular com braços, pernas e sapatos; olhos redondos; um ponto como seu nariz e sobrancelhas expressivas.
Bob vivia com sua esposa, Linda, e uma filha chamada Bubbles (Bolhas em tradução literal) na Apple Street (Rua Maçã). Tudo estava bem até que Bob foi demitido da fábrica de sabão local.
Mais tarde naquele ano, Troy venderia o quadrinho junto de uma esponja de brinquedo com o rosto de Bob e, em 1992, anunciou o seu personagem no jornal Oakland Tribune. Anos mais tarde, Troy moveria uma ação contra a Nickelodeon, alegando que Bob Esponja Calça Quadrada tinha diversas semelhanças com seu personagem e, por isso, se tratava de uma violação de direitos autorais.
Quando Bob Esponja Calça Quadrada foi criado?
Enquanto Troy deu vida a sua esponja em 1991, Stephen Hillenburg apenas criaria a Fenda do Biquíni em 1999. Bob Esponja chegaria a Nickelodeon em maio, permanecendo até os dias de hoje na mídia norte-americana.
Foi em 2007 que a batalha judicial chegou a público. Em março daquele ano, o jornalista Bruce Gertsman publicou um artigo reportando que a emissora de TV estava sendo acusada de plágio por Troy Walker.
Qual foi o veredito?
Para olhares desatentos, os dois personagens possuem diversas semelhanças. Não apenas o formato do corpo, como também o nome e, até mesmo, o fato de que ambos vivem em uma “fruta”, uma vez que Bob Esponja Calça Quadrada mora em um abacaxi e Bob na Rua Maçã.
Mas, mesmo que as semelhanças pareçam preocupantes para alguns, a corte não encontrou nenhum motivo para continuar com a ação. O principal motivo era a inconsistência do personagem de Bob, uma vez que era representado de forma diferente de acordo com a mídia em que estava inserido.
De acordo com a declaração oficial:
“Além do personagem da história em quadrinhos não ser característico, o Sr. Bob Esponja não é retratado de forma consistente na história em quadrinhos, no boneco de esponja e no anúncio do Oakland Tribune. O ‘boneco’ de esponja foi produzido em três cores diferentes, tinha ‘olhos esbugalhados’ móveis e não tinha braços nem pernas, enquanto a versão do anúncio do Oakland Tribune nem parece ser uma esponja. Em vez disso, o desenho parece mais humano, tem cabelo, orelhas, olhos e nariz de formatos diferentes, está usando chapéu e camisa e calçando sapatos de formatos diferentes dos da história em quadrinhos. Essa falta de consistência anula a alegação do autor de que o personagem ‘BOB SPONGEE’ está protegido sob os direitos autorais.”
Deixando claro que havia mais diferenças do que semelhanças, a corte deu um fim ao processo após Hillenburg apresentar uma prova que mostrava como nenhum dos dois trabalhos eram originais, uma vez que em 1989, outra esponja chamada Bob foi criada.
“O autor da ação enfatiza os fatos de que ambos os personagens usam o nome ‘Bob’ e são esponjas antropomorfizadas; no entanto, não apenas “Bob” é um nome comum, mas, mais importante, o réu Hillenburg apresentou provas incontroversas de que criou ‘Bob the Sponge’, uma esponja do mar antropomorfizada, em 1989 – dois anos antes de o autor da ação criar ‘Mr. Bob Spongee’. A única semelhança física entre os dois personagens é que ambos são esponjas antropomórficas retangulares, com braços e pernas e grandes olhos redondos. No entanto, esses são apenas elementos de estoque que decorrem da ideia de humanizar uma esponja.”
Depois da vitória nos tribunais, Bob Esponja apenas se envolveria novamente com algo do gênero para defender o Sr. Siriguejo de um processo movido pelo Plankton. Mas essa é outra história.
Aproveite e continue lendo: