Blizzard cancela oficialmente novidade mais aguardada de Overwatch 2

Capa da Publicação

Blizzard cancela oficialmente novidade mais aguardada de Overwatch 2

Por Gabriel Mattos

Overwatch, premiado como Jogo do Ano de 2016, sofreu um forte abandono dos desenvolvedores. Porém, durante a BlizzCon 2019, o motivo foi revelado com o anúncio de uma sequência, que prometia um modo focado em história, a capacidade de escolher os poderes de seus heróis, entre outras novidades. Porém, quando Overwatch 2 lançou aos consoles em outubro de 2022 nada disso estava presente. E, de acordo com um novo pronunciamento, jamais estará.

Nesta terça (16), a Blizzard divulgou o panorama das próximas temporadas de Overwatch 2 em uma transmissão em vídeo na Twitch. Após comentar sobre o novo modo StarWatch, Aaron Keller, diretor do game, confirmou a difícil notícia de que o modo heróico, principal atrativo do jogo, foi completamente descartado. Em entrevista ao GameSpot, o desenvolvedor admitiu que a equipe não conseguiu entregar o jogo que planejavam.

“Enquanto a gente estava correndo para lançar Overwatch 2, nós percebemos que não poderíamos construir este outro jogo [como foi anunciado]. Não daria para segurar todo aquele conteúdo ao longo do que parecia que iria se tornar ao menos uma dúzia de anos para terminar, e ao fazer isso, tirando mais e mais recursos das pessoas que estavam jogando o nosso game e todas aquelas que jogariam Overwatch 2,” explica.

Por que Overwatch estava abandonado?

O diretor confessou que o Overwatch original ficou abandonado por meses — sem receber novos heróis, cenários e eventos — porque todos os recursos do estúdio estavam direcionados para o desenvolvimento das novas mecânicas de Overwatch 2. Mesmo assim, a equipe não conseguiu o progresso esperado.

A situação se estendeu por anos até que, em algum momento de 2022, decidiram mudar a estratégia para focar no modo competitivo que já existia no Overwatch clássico, o que permitiu o lançamento da nova versão gratuitamente. Desde meados do último ano, a equipe já tinha ideia de que não entregaria a proposta original, mas preferiu guardar esta informação para o momento adequado.

Na prática, isso significa que Overwatch 2 não será diferente em jogabilidade do primeiro Overwatch, salvo balanceamentos e novos modos que o game original poderia ter recebido em atualizações. A mudança efetiva foi no modo de capitalização da empresa sob o jogo, que não permite mais que os jogadores conquistem recompensas gratuitamente com facilidade.

O que chega em Overwatch 2 em 2023?

Novidades de Overwatch 2 foram confirmadas (C. Blizzard)

Apesar das frustrantes notícias, Keller garantiu que adições à história serão entregues em eventuais missões PvE, em que jogadores se unem para enfrentar monstros controlados por inteligência artificial. Não será tão completo quanto a proposta original, mas ainda está no planejamento proposto, começando com a Temporada 6.

A capacidade de alterar os poderes dos personagens, entretanto, foi completamente abandonada e não estará nas futuras temporadas em nenhuma forma. Os recursos serão alocados para a criação de novos heróis. Na Temporada 6, um novo suporte será introduzido ao jogo.

Um comprometimento do diretor é manter os lançamentos de heróis e eventos constantes. A nova postura já pode ser sentida e continua na próxima temporada, quinta, cujo o tema será fantasia medieval. Dois novos modos serão introduzidos para explorar melhor o assunto: Questwatch e Mischief & Magic. E novos curtas cinemáticos também estão por vir.

O que você achou das mudanças de Overwatch 2? Não deixe de comentar!

Leia também: