Black Mirror: ChatGPT inspirou o criador da série a fazer a sexta temporada

Capa da Publicação

Black Mirror: ChatGPT inspirou o criador da série a fazer a sexta temporada

Por Jaqueline Sousa

 A sexta temporada de Black Mirror estreou em junho na Netflix, conquistando opiniões mistas do público e da crítica especializada. Conhecido por suas críticas à era tecnológica, o programa retornou com episódios que tratam de temáticas diversas, inclusive o uso de Inteligência Artificial na criação de produções audiovisuais, como o episódio Joan Is Awful. E foi justamente uma polêmica ferramenta de IA para criar textos, o ChatGPT, que inspirou o criador e roteirista Charlie Brooker a fazer a nova temporada.

Apesar de acreditar que o ChatGPT seja uma “merd#”, Brooker admitiu, em uma entrevista à Empire, que usou a ferramenta para criar um episódio de Black Mirror. No entanto, o resultado não foi um dos melhores:

“Eu brinquei um pouco com o ChatGPT. A primeira coisa que fiz foi digitar ‘gerar episódio de Black Mirror’, e apareceu uma coisa que, à primeira vista, até poderia ser plausível, mas, à segunda vista, era uma merd#. Porque tudo que ele fez foi pegar as sinopses dos episódios de Black Mirror e meio que misturá-las.”

O uso do ChatGPT inspirou Charlie Brooker a criar a sexta temporada de Black Mirror.

Contudo, a experiência negativa ajudou Brooker a encontrar inspiração para a sexta temporada da série. Isso porque foi assim que o roteirista descobriu que poderia brincar com as próprias “regras” do programa, já que percebeu que poderia reverter tudo aquilo que ele acreditava ser um episódio de Black Mirror. “Não faz sentido ter uma série antológica se você não pode quebrar suas próprias regras”, ele disse à Empire.

Se você já assistiu à sexta temporada de Black Mirror, então provavelmente deve ter notado que o programa realmente brincou com a reputação da série perante o público (aquela de ser uma série voltada para críticas tecnológicas), explorando novas temáticas e até mesmo gêneros, algo que motivou as reações divisivas da audiência.

As seis temporadas de Black Mirror estão disponíveis na Netflix.

Aproveite também: