Bienal do Rio 2023: Conheça a nova Artists Alley e onde encontrar quadrinhos e mangás na feira
Bienal do Rio 2023: Conheça a nova Artists Alley e onde encontrar quadrinhos e mangás na feira
Novo espaço celebra o trabalho de ilustradores e quadrinistas
Em sua edição comemorativa de 40 anos de história, a Bienal do Livro do Rio segue sendo o maior festival de livros do Brasil, contando com estandes de todas as principais editoras do país. Este ano, o evento ainda traz novidades pensadas especificamente para atrair os fãs de quadrinhos e mangás, uma forma de literatura muito subestimada. Entre os destaques, a inédita Artists Alley é uma grande aposta da feira, com a presença de ilustradores e quadrinistas nacionais.
Conheça a Artists Alley da Bienal do Rio
O espaço, localizado na rua Z8/X9 do Pavilhão Verde, reúne cerca de 30 estandes de autores independentes, nos mesmos moldes popularizados pelas Comic Cons internacionais. Assim é possível encontrar camisetas, pôsteres, bottons e outros produtos personalizados com artes exclusivas de personagens originais e também grandes favoritos do público, como Barbie, Pokémon e muitos queridos dos animes e da cultura nerd.
Além disso, também apresenta uma série de quadrinistas independentes nacionais, incluindo alguns nomes bem conhecidos nas redes sociais, como Gustavo Borges, que trabalhou em graphic novels da Mauricio de Sousa Produções, a Cartumante e o gaúcho Rafael Fritzen, conhecido pelo sucesso Ângulo de Vista.
“Eu trouxe uns 500 livros e já foi praticamente metade em três dias. Está no nível da CCXP, que é o maior evento de quadrinhos do Brasil”, conta o autor.
Estandes focados em quadrinhos e mangás
A 21ª edição da Bienal do Rio apresenta também o aumento de estandes especializadas em quadrinhos e mangás. Títulos como One Piece, Demon Slayer, Turma da Mônica e Jojo’s Bizarre Adventure estão listados entre os mais vendidos.
Contado com o retorno da clássica Comix BookShop, na Rua X15/Z16 do Pavilhão Verde, o evento conta com um estande próprio da Panini, na Rua N13/O12 do Pavilhão Azul, a estreia da JBC como parte da Companhia das Letras, em um espaço independente no Pavilhão Azul, e ainda a presença da NewPop no Boulevard Literário do Pavilhão Laranja.
Programação nerd de 6 de setembro
A Bienal do Livro Rio terá, nesta quarta-feira, 6 de setembro, um dia de programação dedicado ao universo dos mangás, à jornada dos quadrinistas e aos artistas do mundo independente.
Confira os destaques:
- 12h – Estação Plural – O NOVO MANGÁ: SUNNY SUNNY ANN!, DE MIKI YAMAMOTO Leandro Gon, Daniela Mazur e Isabela Alcântara
- 13h – Estação Plural – DESDOBRANDO CULTURAS: O IMPACTO DOS MANGÁS NO BRASIL Guto Barbosa, Tio Bruce, Tio San e Fred Animes
- 14h – Estação Plural – POR TRÁS DO TRAÇO: BATE-PAPO COM ARTISTAS DO MUNDO INDEPENDENTE Mariza Scheid, Carlos Ruas, Guilherme Infante e Rafael Fritzen
- 15h – Estação Plural – DO CONCEITO À PUBLICAÇÃO: A JORNADA DOS QUADRINISTAS Mariza Scheid, Felipe Cagno, Rapha Pinheiro e Sidney Gusman, jornalista especializado.
- 15h – Palavra-Chave – ENALDINHO: A LENDA DA INTERNET Conhecido por criar conteúdos cheios de diversão e aventura, Enaldinho se tornou um dos maiores youtubers do Brasil, com mais de 26 milhões de inscritos.
- 16h – Estação Plural – MERGULHANDO NO UNIVERSO DOS BOARD GAMES: UM GUIA ALÉM DOS CLÁSSICOS Rafael Studart, Jack Explicador, Thiago Queiroz e Yuri 16h -Infantil – MESA DO AUTOR – GUILHERME KARSTEN, ESCRITOR E ILUSTRADOR
- 17h – Estação Plural – DO LIVRO A LIVE: DESCOBRINDO LITERATURA NA ERA DOS STREAMERS Olhaogab, Andrea Bistafa, Livre senhas e Victor Almeida
- 18h – Estação Plural – CONEXÕES VIRTUAIS: COMO A COMUNIDADE GAMER UNE MUNDOS Marychi, Coelho no Japão, Pedro Savino e Mariza Scheid