Bienal 2023: Lázaro Ramos conta como foi dirigir a adaptação de um livro em filme
Bienal 2023: Lázaro Ramos conta como foi dirigir a adaptação de um livro em filme
Lázaro dirigiu musical da Prime Video
Além de ser conhecida pela venda de livros à um preço acessível, a Bienal do Rio é o palco de palestras e discussões importantes sobre a indústria literária. No último sábado (2), Lázaro Ramos esteve presente, a convite da Amazon Brasil, no painel Páginas na Tela – Um Conto e Ano Inesquecível em que contou sua experiência dirigindo a adaptação de um livro em filme.
Ao lado da autora de um conto do livro, Babi Dewett, o cineasta explicou os desafios por trás de Um Ano Inesquecível – Outono, longa da Prime Video.
“Confesso que eu fiquei muito reticente no começo, quando eu entrei. Porque eu, como autor, sou ciumento e imaturo. Já adaptaram livros meus pro teatro que eu fiquei possesso, com as mudanças e com as coisas todas. E justamente por isso eu quis estar muito junto da Babi,” confessa.
Entretanto, o processo flui bem tranquilamente uma vez que a Babi não era tão apegada aos detalhes da história. Pelo contrário, a escritora sugeriu diversas mudanças para tornar a história mais moderna. Babi confessa que mudou muito desde que escreveu o conto e aproveitou a adaptação como uma oportunidade de fazer as coisas um pouquinho diferente.
“E a partir daí, ela fez uma coisa linda que foi me acolher e liberar ao mesmo tempo. E essa libertação fez com que a gente pudesse agregar as vozes de todo mundo que ia contar essa história. A gente tem essa beleza mesmo,” revela Lázaro.
Porém, nesse processo de alterações, o diretor acabou cometendo algumas gafes por não entender plenamente o apelo de algumas cenas. Inicialmente, dois momentos favoritos dos leitores ficariam de fora das gravações: a cena de karaokê em que J.P. canta Anna Júlia, de Los Hermanos, para a Anna Júlia e quando ele dá sua jaqueta verde para a sua amada.
“Tinha algumas coisas que eram importantes do conto que eu não queria tirar do filme. E não sei porque teve um dia que chegou um figurino para eu aprovar, aí eu vi uma jaqueta dele e falei: ‘Ai, não, gente… Tira essa jaqueta,” conta, “Na véspera da filmagem, eu falei ‘Meu Deus, eu tirei a jaqueta verde que todo mundo tá falando no Twitter’.”
As cenas foram adicionadas às pressas logo após o anúncio do filme, devido a repercussão na internet. Lázaro conta que precisou adiar a gravação das cenas e comprar jaquetas novas por conta própria na internet.