É Beyblade! Relembre os tipos de beyblades, brinquedo que foi febre nos anos 2000
É Beyblade! Relembre os tipos de beyblades, brinquedo que foi febre nos anos 2000
Pra começar temos que girar…
Logo depois da febre de Pokémon, jovens de todo o Brasil adotaram outra mania nacional nos anos 2000 — o anime de combate de piões chamado Beyblade. Diferente da brincadeira tradicional, havia uma refinada estratégia nas disputas que dependia muito do tipo das Beyblades. Mas você lembra como isso funcionava?
O que são Beyblades?
Diferente dos piões, que eram arredondados e simples, as Beyblades eram brinquedos de plástico ou metal com um visual mais agressivo, especialmente nas laterais, para conseguir atacar outras Beyblades em um combate. A inspiração veio do beigoma, um primo japonês dos piões. Em uma batalha, haviam três formas principais de vencer: empurrando o adversário para fora da arena, parando o seu rival ou desmontando o seu inimigo. A escolha da estratégia dependia do tipo de Beyblade.
Quais são os tipos de Beyblade?
Cada Beyblade é único, composto por uma fera bit (o mascote que a representa), anéis, um estabilizador e uma base. Nas gerações mais antigas, estes modelos eram fixos, mas a partir da geração Burst é possível trocar as peças para montar uma Beyblade que melhor encaixe em sua estratégia. Dependendo das configurações, elas são classificadas entre Beyblade de ataque, Beyblade de resistência, Beyblade de Defesa e Beyblade de equilíbrio.
Beyblade de ataque
Como o nome sugere, Beyblades de ataque são construídas para serem agressivas. Sua tática é vencer da forma mais rápida possível, impedindo o adversário de sobreviver por muito tempo. Assim, é muito eficaz contra as Beyblades de resistência.
Beyblade de resistência
As Beyblades de Resistência, também conhecidas como Beyblades de Stamina, são projetadas para durar mais tempo girando em combate. Costumam ser mais leves e ter um estabilizador mais eficiente, abrindo mão de proteção. Por trazer um melhor equilíbrio, é muito eficaz contra as Beyblades de Defesa.
Beyblade de Defesa
Beyblades de Defesa são reforçadas para aguentar melhor ataques sem perder muita energia. Pelo contrário, quando são de fato atingidas, é o adversário que costuma sair ferido devido a seus anéis potentes. Por esse motivo, é a melhor escolha contra Beyblades de Ataque.
Beyblade de Equilíbrio
Por fim, quem não quer se comprometer com um único estilo pode montar uma Beyblade de Equilíbrio. Tem uma estrutura bem equilibrada para funcionar bem em qualquer tipo de situação, mas não se sobressai em nenhum caso específico. Nas mãos de um especialista, pode vencer de qualquer outra. Mas sem muito conhecimento, difícil levar a melhor.
Qual é o seu tipo favorito? Não deixe de comentar!
Leia também: