Besouro Azul: Organizações latinas se reúnem para apoiar o lançamento do filme

Capa da Publicação

Besouro Azul: Organizações latinas se reúnem para apoiar o lançamento do filme

Por Gus Fiaux

Com previsão de lançamento para a próxima semana, Besouro Azul é um marco na representatividade latina nas telonas, sendo o primeiro filme de super-heróis escrito, dirigido e protagonizado por pessoas latinas. Porém, com as greves de roteiristas e atores em andamento, a equipe e o elenco do filme não podem divulgá-lo – mas isso não impediu um grupo de organizações latinas de demonstrarem seu apoio pelo novo lançamento da DC Comics.

27 organizações se uniram e assinaram uma carta aberta sobre os próximos lançamentos estrelados por pessoas latinas em Hollywood, incluindo Besouro Azul. Entre as organizações, estão a LA Collab, Latino Film Institute, Congressional Hispanic Caucus Institute (CHCI), Associação de Produtores Independentes Latinos e a Coalização Nacional de Mídia Hispânica (via Variety).

Na carta, podemos ler:

“Histórias são mais do que entretenimento. Elas são uma poderosa ferramenta de mudança social que abastece nosso movimento coletivo para criar um mundo mais justo e igualitário para aqueles que foram historicamente mal representados e marginalizados. Atores, roteiristas e diretores são essenciais para esse trabalho. Enquanto vemos o que eles podem fazer de melhor, somos lembrados que sua arte influencia como as pessoas se sentem e pensam sobre nossas comunidades – tanto em casa quanto mundo afora. Embora sejamos encorajados por algumas mudanças que vimos nos anos recentes, continuamos a lidar com as repercussões de anos sendo ativamente excluídos ou invisibilizados nas telas.”

Apesar da convocação para o público em meio às greves, os signatários não desmerecem a luta de atores e roteiristas, que estão paralisados em busca de compensação justa por seus trabalhos e por regulamentação na área de IAs, entre outros tópicos:

“Atores e roteiristas merecem um acordo que protege seu trabalho e suas vidas, e vamos continuar a apoiá-los enquanto lutam por um melhor tratamento e compensação justa. E, já que representamos um demográfico crescente com tremenda influência no cenário cultural global, continuamos dedicados a reconhecer e celebrar sua excelência artística e seu papel valioso na reflexão da cultura de nossas comunidades nas telas. Em prol da atual e futura geração de latinos, não vamos mais postergar nosso progresso. Convidamos você a amplificar o trabalho de incontáveis artistas latinos, que trabalharam duro para criar. É importante que os apoiemos em uma época onde não podem promover seus projetos.”

Besouro Azul traz Xolo Maridueña, de Cobra Kai, no papel de Jaime Reyes.

A carta é finalizada com um chamado para a ação, falando sobre a importância de histórias latinas nas telonas, seja para a geração atual ou para as futuras:

“Nossas histórias são universais e precisam ser contadas. Juntos, devemos continuar a lutar por uma indústria mais inclusiva e igualitária, uma que respeite e honre nossos artistas e suas histórias.”

Com direção de Ángel Manuel Soto, o filme solo do Besouro Azul traz em seu elenco Xolo Maridueña (Cobra Kai) no papel principal, além de Bruna Marquezine (Deus Salve o Rei), Susan Sarandon (The Rocky Horror Picture Show), Adriana Barraza (Babel), Damián Alcázar (Narcos: Mexico) e George Lopez (El Chicano).

Besouro Azul estreia no dia 17 de outubro.

Abaixo, veja também: