Barbie seria indicado ao Oscar como Roteiro Original ou Adaptado? Warner já tomou decisão
Barbie seria indicado ao Oscar como Roteiro Original ou Adaptado? Warner já tomou decisão
O filme de Greta Gerwig quer marcar presença no Oscar 2024!
A 96ª edição do Oscar só acontece em 10 de março de 2024, mas as movimentações para a cerimônia mais famosa do cinema já estão acontecendo. Um filme que promete marcar presença na premiação é Barbie, longa de Greta Gerwig que coloriu os cinemas de rosa no mês de julho e que, de acordo com a Variety, tentará uma vaga na categoria de Melhor Roteiro Original, apesar de usar como inspiração a boneca da Mattel.
A decisão foi feita pela Warner Bros., que optou por seguir uma campanha focada na categoria de Roteiro Original, além de outras nomeações da premiação. A justificativa para tentar uma vaga nessa divisão, ao invés de Melhor Roteiro Adaptado, está nos créditos finais do filme, que dizem que o longa é “baseado na Barbie da Mattel”, ou seja, na boneca, e não em qualquer outro tipo de “material publicado previamente”.
Isso acalma uma dúvida dos cinéfilos que andavam se questionando sobre qual categoria de roteiro o filme se encaixaria na premiação, principalmente com o fato de que, embora não seja baseado em conteúdos já existentes, o longa não deixa de usar a Barbie, uma criação da Mattel, como inspiração.
Resta saber agora se a Academia irá aceitar ou não a submissão da Warner, um martelo que só será batido com o início da votação, marcada para acontecer no dia 11 de janeiro.
Com direção de Greta Gerwig, que assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach, Barbie traz Margot Robbie na pele da boneca mais famosa do mundo, em uma jornada de autodescoberta por um mundo não tão cor-de-rosa assim. Lançado em julho deste ano, o filme é um dos maiores sucessos de 2023: além de ter ultrapassado o marco de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, o longa se tornou a produção mais lucrativa dirigida por uma mulher na história dos EUA.
Aproveite também: