Barbie é banido no Vietnã por gafe diplomática, entenda o motivo

Capa da Publicação

Barbie é banido no Vietnã por gafe diplomática, entenda o motivo

Por Flávia Pedro

O filme da Barbie estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling é um dos mais esperados de 2023 e, pelo menos no Brasil, o público parece estar bem ansioso para conferir o longa nos cinemas. Contudo, a repercussão não está sendo tão positiva em outro país – o Vietnã – que teve suas autoridades proibindo a exibição de comerciais sobre o live-action da boneca mais famosa da cultura pop. Vamos entender os motivos?

O filme Barbie, produzido pela Warner Bros e dirigido por Greta Gerwig estava certo de fazer sua estreia no Vietnã em 21 de julho, mas uma representação indevida de um mapa fez com que as autoridades do país proibissem até mesmo os comerciais sobre o longa. Mas o que tinha demais nesse mapa?

Bem, aparentemente o filme contém uma cena em que este mapa aparece com as chamadas “linha de nove traços”, que representa as reivindicações da China sob os territórios no Mar da China Meridional e esta representação viola a soberania do país, segundo o Vietnã. O diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã do Ministério da Cultura, Esporte e TurismoVi Kien Thanh – revelou nesta segunda (03) que a decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes. (via Variety)

Barbie, filme live-action

“Não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse o jornal estatal Tuoi Tre, também citando Vi Kien Thanh.

Não é a primeira vez que essa representação da “linha de nove traços” causa problemas em filmes e séries de TV em relação ao Vietnã. Outros títulos como Abominável (da DreamWorks) e Unchartered: Fora do Mapa (da Sony) sofreram o mesmo destino em 2019 e 2022, respectivamente, por conterem essas imagens que são consideradas ofensivas ao país e sua territorialidade.

Confira também: