Avatar: O Último Mestre do Ar – Tudo sobre a série live-action da Netflix de A Lenda de Aang
Avatar: O Último Mestre do Ar – Tudo sobre a série live-action da Netflix de A Lenda de Aang
Sinopse, elenco, data de lançamento e mais sobre a adaptação de Avatar em série!
Após muita espera, a adaptação live-action de Avatar: A Lenda de Aang pela Netflix finalmente deu ao público um gostinho do que vem aí com suas primeiras imagens. Apesar de seu desenvolvimento conturbado, que incluiu a saída dos criadores do desenho do projeto, a produção seguiu e está cada vez mais próxima de seu lançamento.
Para os fãs antigos interessados em saber mais sobre o projeto ou os novos que ficaram curiosos pelo que vem aí, preparamos este artigo com todas as informações sobre a série de Avatar da Netflix!
Sinopse
No desenho original, o protagonista Aang é o último dobrador de ar após os outros nômades serem exterminados pela Nação do Fogo, que promove uma guerra há décadas em busca de dominar o restante do mundo. Além de concluir sua jornada como Avatar, dominando todos os elementos, Aang tem a tarefa de lidar com esse enorme desafio, uma vez que seu dever como Avatar é trazer harmonia ao mundo.
De acordo com a própria Netflix, o melhor resumo da premissa da série é o mesmo contado por Katara no início de cada episódio da animação da Nickelodeon:
“Há muito tempo, quatro nações viviam juntas em harmonia. Mas tudo mudou quando a Nação do Fogo atacou. Apenas o Avatar, o mestre dos quatro elementos, pode pará-los. Mas, quando o mundo mais precisava dele, ele sumiu. Cem anos se passaram até que eu e meu irmão encontramos o novo Avatar: um dobrador de ar chamado Aang. Apesar de sua dobra de ar ser ótima, ele tem muito a aprender antes de poder salvar alguém. Mas eu acredito que Aang pode salvar o mundo.”
Assim, o esperado é que a produção se mantenha bem próxima da história original, embora uma sinopse oficial não tenha sido divulgada.
Elenco e personagens
Aang
Gordon Cormier interpretará o protagonista da produção, e assim como o restante dos personagens centrais no início da história, já apareceu caracterizado como o personagem em uma imagem oficial, como pode ser visto acima. O ator é conhecido por seus papéis em Perdidos no Espaço e The Stand.
Katara
Kiawentiio Tarbell será a atriz intérprete de Katara. Seus principais créditos anteriores são na série Anne With E e no filme Beans.
Sokka
Ian Ousley interpreta Sokka na produção da Netflix. O jovem de 19 anos é conhecido por suas participações em 13 Reasons Why e Physical.
Zuko
Dallas Liu terá o papel de Zuko na série. O ator de 20 anos é dos Estados Unidos, mas possui origem indonésia e chinesa. Além de seus papéis nas séries PEN15 e Players, o jovem participou de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Ozai
Daniel Dae Kim interpreta o grande vilão da trama, o Senhor do Fogo Ozai. O veterano fez parte dos elencos de Hawaii Five-0, Passageiro Acidental, The Good Doctor, Raya e o Último Dragão, Hellboy (2019) e muitos outros, mas um de seus papéis mais conhecidos foi em Lost.
Zhao
Outro antagonista importante da série é o Almirante Zhao, que será vivido por Ken Leung. O ator também esteve em Lost, além de ter atuado em X-Men: O Confronto Final, Inumanos, Tempo e no episódio VII de Star Wars, O Despertar da Força.
Tio Iroh
Paul Sun-Hyung Lee interpretará um dos personagens mais queridos da animação: o Tio Iroh. Ele atuou anteriormente no remake de Robocop, bem como na série Kim’s Convenience e em The Mandalorian.
Gyatso
Gyatso é um monge com papel importante na vida de Aang, e aparece em diversos flashbacks com o garoto. Na série da Netflix ele será vivido por Lim Kay Siu, que trabalhou em Na Mira Certa, Cyber Wars e Anna e o Rei.
Azula
No desenho original, Azula não é introduzida logo no início, embora seja uma das principais antagonistas da história. A adaptação parece trazer a princesa um pouco antes, com a personagem já tendo sido escalada, e sua intérprete sendo a atriz Elizabeth Yu, que atuou em May December e Somewhere in Queens.
Mai
Uma das amigas de Azula e interesse romântico de Zuko, Mai também será introduzida já na primeira temporada. Sua intérprete será Thalia Tran, que atuou em Estação 19, Raya e o Último Dragão, A Chefinha e Council of Dads: Lembranças do Meu Pai.
Ty Lee
Completando o trio da Nação do Fogo temos Ty Lee, que será vivida por Momona Tamada. A atriz trabalhou em ONI: A Lenda do Deus do Trovão, Esquadrão Secreto, Supercães, O Clube das Babás, e fez a versão jovem de Lara Jean nas sequências de Para Todos os Garotos que Já Amei.
Princesa Yue
Amber Midthunder, que ficou conhecida por sua atuação em O Predador: A Caçada, viverá a Princesa Yue na série. A atriz também atuou em Legião e Roswell, New Mexico, entre outros.
Kyoshi
Yvonne Chapman interpretará a Avatar Kyoshi, uma das vidas passadas de Aang mais marcantes da história. A atriz é conhecida por seu trabalho na série Kung Fu, além de estar em Os 100 e Family Law.
Suki
Maria Zhang interpretará a líder das Guerreiras Kyoshi, Suki. A atriz esteve nos curtas All I Ever Wanted, Dear Mom e Continuum, bem como na websérie WorkInProgress: A Comedy Web-Series.
Outros personagens
Embora muitos tenham questionado a ausência de Toph entre o elenco anunciado, é possível que a dobradora de terra não apareça em uma primeira temporada. Isso porque, na animação original, a personagem só é introduzida posteriormente, se juntando ao grupo já na segunda temporada.
Outros personagens escalados para a série incluem Casey Camp-Horinek como a avó de Katara e Sokka, A Martinez como Pakku, Arden Cho como June, Joel Montgrand como Hakoda, Rainbow Dickerson como a mãe de Katara e Sokka, Utkarsh Ambudkar como Rei Bumi, C.S. Lee como o Avatar Roku e Sebastian Amoruso como Jet.
Por que os criadores do desenho saíram da série?
Originalmente, a série contaria com participação dos criadores de Avatar, Bryan Konietzko e Michael DiMartino, como parte da equipe por trás da produção. Ao anunciarem seu envolvimento com a adaptação, os dois disseram que estavam comprometidos em fazer algo fiel, que acrescentasse a esse universo ao invés de subtrair dele – uma promessa que fez a diferença para muitos fãs, anteriormente decepcionados com a adaptação de Avatar para os cinemas dirigida por M. Night Shyamalan.
Apesar disso, a dupla acabou abandonando o projeto, o que gerou preocupação nos fãs. Em seu pronunciamento na época da saída do projeto, a dupla alegou que a Netflix não honrou sua promessa de apoiar a visão dos criadores para a adaptação. Em um texto em seu site, DiMartino explicou:
“Quando Bryan e eu assinamos o projeto em 2018, nós fomos contratados como produtores executivos e showrunners. Em um anúncio conjunto para a série, a Netflix disse que estava comprometida em honrar nossa visão nessa recontagem e nos apoiar em criar a série. E nós expressamos o quão empolgados estávamos com a oportunidade de estar no comando. Infelizmente, as coisas não foram como nós esperávamos.”
Prosseguindo, ele contou sobre a decisão de deixar o projeto, indicando seu descontentamento com a direção criativa da série:
“Eu percebi que não podia controlar a direção criativa da série, mas podia controlar como eu respondia. Então, eu decidi deixar o projeto. Foi a decisão profissional mais difícil que já fiz, e certamente não é uma que foi fácil, mas era necessário para minha felicidade e integridade criativa.
E quem sabe? A adaptação em live-action de Avatar da Netflix tem o potencial para ser boa. Pode acabar sendo uma série que muitos de vocês acabem gostando. Mas o que eu posso ter certeza é que, qualquer que seja a versão que chegue às telas, não será a que eu e Bryan planejamos ou pretendíamos fazer.”
Konietzko também comentou o assunto na época, alegando que foi uma decisão difícil e, assim como seu colega de trabalho, destacando que a empresa se recusou a manter suas promessas. Além da própria Netflix, ele cita em seu pronunciamento que “o gerenciamento do projeto em geral criou o que eu senti que era um ambiente negativo e sem apoio”.
Para ele, a divergência criativa era grande demais, e os criadores não estavam sendo ouvidos quanto ao caminho que a série deveria seguir:
“Para ser claro, isso não foi simplesmente uma questão de não conseguirmos fazer do nosso jeito. Mike e eu somos pessoas colaborativas; nós não precisávamos que todas as ideias viessem de nós. Desde que sentíssemos que essas ideias estavam alinhadas com o espírito e integridade de Avatar, nós teríamos ficado felizes em abraçá-las.
Entretanto, nós acabamos chegando à crença de que não seríamos capazes de guiar a direção da série de maneira significativa.”
Equipe de produção
Uma vez que Konietzko e Dimartino deixaram o projeto, a série ganhou um novo showrunner: Albert Kim, de A Lenda de Sleepy Hollow e Nikita. No lado da produção executiva, quem entrou para a equipe foi Dan Lin, que trabalhou em Godzilla vs. Kong, Lego Batman: O Filme, e muitos outros. Ryan Halprin (Death Note, Uma Aventura Lego) e Lindsey Liberatore (Walker) também são produtores.
Já na direção a série de Avatar conta com Michael Goi (Monstro do Pântano, Onde Está Megan?), Roseanne Liang (Do No Harm, Uma Sombra na Nuvem) e Jabbar Haisani (Perdidos no Espaço, Game of Thrones). Michael Wylie (Além da Imaginação, Legion) integra o time como designer de produção da série, que tem arte conceitual de Jang Chol Lee (Operação Big Hero, Enrolados).
Em que ponto do desenvolvimento a série está?
A produção de Avatar teve início em 2019, mas enfrentou dificuldades entre a saída dos criadores do projeto e a pandemia de Covid-19. Atualmente, porém, espera-se que a série esteja em pós-produção, uma vez que suas filmagens já foram finalizadas.
Quando estreia Avatar: A Lenda de Aang da Netflix?
A série ainda não conta com uma data exata de estreia, mas teve seu lançamento confirmado para algum momento de 2024 durante o evento Tudum deste ano.
Animado para o live-action? Comente aqui!
Confira também: