Ava DuVernay fala sobre ser a primeira cineasta mulher afro-americana no Festival de Cinema de Veneza
Ava DuVernay fala sobre ser a primeira cineasta mulher afro-americana no Festival de Cinema de Veneza
Após 80 anos do festival, DuVernay é um marco histórico com seu filme “Origem”
Durante uma conferência de imprensa do famoso e renomado Festival de Cinema de Veneza, a cineasta Ava DuVernay, responsável pelo filme “Origem”, falou sobre como é ser a primeira mulher afro-americana a concorrer a um prêmio no festival e sobre os desafios ao se candidatar. Ela falou também sobre como cineastas negros acabam sendo afastados desses eventos importantes, mesmo que suas obras sejam adoradas a redor do mundo… Veja mais detalhes a seguir!
Seu filme, Origem, é estrelado por Aunjanue Ellis-Taylor e Jon Bernthal, e conta a história de Isabel Wilkerson, uma autora vencedora do Prêmio Pulitzer. Na trama, ela recebeu o prêmio enquanto investigava a origem das injustiças e descobriu que há uma coisa que afeta todos nós. É com esse história a ser contada que DuVernay foi indicada e, sobre sua entrada no Festival – além dos muitos desafios – ela afirmou (via Variety):
“Para os cineastas negros, dizem-nos que as pessoas que amam filmes em outras partes do mundo não se importam com as nossas histórias e não se importam com os nossos filmes. Isso é algo que sempre nos dizem: você não pode estar em festivais internacionais de cinema, ninguém verá”, disse DuVernay. “As pessoas não comparecerão às coletivas de imprensa, não comparecerão às exibições de P&I. Eles não estarão interessados em vender ingressos. Você pode nem entrar neste festival, não se inscreva. Não sei dizer quantas vezes me disseram: ‘Não se inscreva em Veneza, você não conseguirá entrar. Isso não acontecerá.’ E este ano aconteceu algo que não acontecia há oito décadas: uma mulher afro-americana em competição. Então agora é uma porta aberta na qual confio e espero que o festival se mantenha aberta.”
Além dos atores que estrelam o filme, o elenco também conta com nomes como: Vera Farmiga, Audra McDonald, Niecy Nash-Betts, Nick Offerman, BlairUnderwood, Connie Nielsen, Emily Yancy, Finn Wittock e muitos outros. DuVernay também falou sobre o seu elenco e a grandiosidade de seus atores:
“Este elenco é preenchido com atores que não são super estrelas em Hollywood”, acrescentou DuVernay. “É povoado por atores que trabalham duro, com sangue, suor e lágrimas e que são muito respeitados. Todo o elenco está repleto deles, e juntos vocês veem como eles brilham como estrelas. Então eu acho que entra nessa ideia do valor que damos a certos artistas com base em corporações dizendo quem é mais valioso e quem não é. E graças a Deus fizemos este filme de forma independente e pudemos escolher todos a dedo.”
Assista ao teaser do filme:
Confira também: