Attack on Titan: Hange Zoe é uma personagem não-binária no mangá original? Entenda
Attack on Titan: Hange Zoe é uma personagem não-binária no mangá original? Entenda
Você sabia que Hange não é uma personagem feminina?
Attack on Titan chegou ao fim neste último dia 4 e, com isso, o anime que durou 10 anos entregou sua conclusão aos fãs. Alguns dos personagens queridos vão deixar saudade, como a Hange Zoe, 14ª Comandante da Tropa de Exploração. Apesar do anime ter nos apresentado Hange como uma mulher, na obra original não era bem assim… Veja os detalhes a seguir!
No mangá de Attack on Titan, Hajime Isayama – autor da obra – fez a personagem sem um gênero definido, evitando traços que demarcassem seu gênero e também utilizando menções neutras quando se referia a ela. Assim, na escrita original em japonês e também na tradução para o inglês, Hange (que inclusive é um nome unissex) não foi definida para que o leitor decidisse como enxergá-la.
Ou seja: Hange Zoe é um personagem não-binário! Todo esse cuidado de Isayama facilitou que a Kodansha preservasse a essência do personagem, mas quando a obra foi adaptada para o anime e o jogo, Hange passou a ter seus pronomes definidos como femininos, ganhando também traços corporais que não respeitaram a vontade original do autor. Veja a seguir alguns quadros do mangá com o personagem:
Em 2014 a Kodansha falou sobre um pedido de Isayama para manter a neutralidade da personagem:
“Isayama confirmou que… Não podemos confirmar o gênero de Hange. Ele nos instruiu a evitar pronomes de gênero quando nos referimos a Hange, ou pelo menos a usar ‘ele’ e ‘ela’ com igual frequência.”
Além disso, o autor respondeu – em 2011 – a seguinte pergunta: “De que gênero é Hanji Zoe, do Reconhecimento? (Acho que é uma mulher, mas ocasionalmente vi pessoas dizerem que é um homem.) Agradeceria se você pudesse responder. (Tudo bem se você tiver tempo)”, (via Livedoor) onde ele disse:
“Depois de receber essa pergunta, me convenci que seria melhor não informar o gênero do personagem haha.”
Mas e você, sabia desse fato sobre Hange Zoe? Gostou do anime tê-la adaptado como uma mulher, ou preferia que o intuito original de Isayama fosse mantido? Divide com a gente nos comentários!
Confira também: