Attack on Titan: Criador revela a inspiração da vida real por trás dos Titãs

Capa da Publicação

Attack on Titan: Criador revela a inspiração da vida real por trás dos Titãs

Por Flávia Pedro

Attack on Titan é um anime que adapta a obra original – Shingeki no Kiyojin –  de Hajime Isayama, onde Eren Yeager, um jovem que vive dentro de uma enorme muralha com sua família e amigos, tem sua vida revirada após uma invasão de seres gigantes devoradores de pessoas: os Titãs! Mas você sabe de onde vem a inspiração para esses monstros tão marcantes?

Em Attack on Titan, gigantes conhecidos como Titãs viviam fora das 3 grandes muralhas da Ilha Paradis. Esses seres eram temidos pelos moradores, pois devoravam humanos ainda vivos, sendo caçados pela conhecida Tropa de Exploração (soldados treinados e os únicos autorizados a deixar as muralhas), mas infelizmente muitos membros da tropa também acabavam sendo devorados.

Mas, segundo o autor Hajime Isayama, esse universo sombrio partiu de coisas que ele via desde a infância e sua inspiração para criar os Titãs veio de algo que ele via de seu próprio quintal e é bem mais filosófico do que parece…

Levi lutando contra vários Titãs em uma das cenas de Attack on Titan

Em 2018, o autor deu uma entrevista para a “TV for Songs of Tokyo Segment” e um trecho dela voltou a circular nas redes sociais recentemente. Nele, Isayama aparece em um terreno, olhando para diversas montanhas repletas de árvores à sua frente, uma imagem bem semelhante as muralhas que ele mesmo construiu em seu mangá. A cena é complementada por uma explicação sobre a inspiração para o universo de AOT e seus desafios:

“Eu vejo esta vista desde que era criança”, disse Isayama, olhando para aquelas montanhas. “Então, tendo a pensar que o mundo inteiro está dentro dessas montanhas.” Algo bem similar ao que seu protagonista, Eren Yeager, que pensava em relação a liberdade de ver o mundo além das paredes. Assim como Eren, Isayama também “se perguntou o que havia do outro lado” e continuou: “Há uma razão pela qual existem gigantes do outro lado das paredes. Isso representa ter que sobreviver no mundo duro lá fora. É um mundo onde você tem que lutar apenas para sobreviver.”

Esses monstros gigantes aterrorizantes não surgiram de outras criaturas, mas sim de uma análise mais profunda sobre o quão grande e difícil o mundo pode ser para aqueles que sempre se limitaram a um pequeno espaço e uma pequena vida. Você esperava que essa era a inspiração? O que achou das falas de Isayama? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: