Atriz figurante de The Mandalorian diz que foi pressionada a aceitar escaneamento digital
Atriz figurante de The Mandalorian diz que foi pressionada a aceitar escaneamento digital
Regulamentação de uso da tecnologia é ponto central da greve dos atores
Entre as diversas demandas apresentadas pelo sindicato dos atores (SAG) em meio à greve que continua ocorrendo em Hollywood é a regulamentação do uso de novas tecnologias, principalmente no que diz respeito ao uso de imagens digitais e Inteligência Artificial. Um exemplo disso seria o escaneamento de artistas na figuração, que seriam potencialmente substituídos por versões digitais – algo que uma atriz figurante de The Mandalorian alega já ter acontecido com ela.
Em seu relato, Nicole Kreuzer conta que o estúdio havia indicado que ela teria “um monte de trabalho” na série do Disney+, mas foi pressionada a aceitar o escaneamento – e não foi chamada de volta depois disso.
“Eu queria recusar. Me senti desconfortável,” afirmou, antes de comentar sobre as promessas de trabalho. “Era meio que o que eles estavam balançando na nossa frente. Se eu dissesse não para o escaneamento, e eles me mandassem para casa naquele dia, eu nunca seria chamada de volta. Mas eles nunca me chamaram de volta, de qualquer maneira.”
O Capital and Main, site para o qual Kreuzer relatou sua situação, declarou que nem a Lucasfilm, produtora de The Mandalorian, nem a Disney, empresa detentora da produtora, responderam às tentativas de contato sobre a situação.
O caso da atriz ilustra uma das principais demandas do sindicato dos atores. Eles exigem que “consentimento esclarecido” e “compensação justa” para os atores sejam oferecidos quando réplicas digitais forem utilizadas ou seu trabalho seja alterado pelo uso de IA. Apesar disso, até o momento o sindicato não conseguiu entrar em acordo com a AMPTP, órgão que representa as produtoras nas negociações.
Veja também: