Depois dos roteiristas, atores de Hollywood podem ser os próximos a entrar em greve, entenda

Capa da Publicação

Depois dos roteiristas, atores de Hollywood podem ser os próximos a entrar em greve, entenda

Por Jaqueline Sousa

Organizada pela Writers Guild of America (WGA), a greve dos roteiristas segue movimentando o setor do audiovisual na indústria norte-americana. E, diante desse cenário, as coisas estão prestes a ficar um pouco mais dramáticas, pois tudo indica que o SAG-AFTRA, o sindicato dos atores dos EUA, também pode se juntar à greve em  um futuro próximo caso as negociações com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) não sejam satisfatórias.

De acordo com o ComicBook, as negociações entre o SAG-AFTRA e a AMPTP só estão previstas para acontecerem a partir do dia 7 de junho, poucos dias antes da data de vencimento do contrato (30 de junho). Contudo, o sindicato já deu sinal verde para autorizar seus membros a se juntarem à greve.

Roteiristas seguem em greve nos Estados Unidos.

Em uma declaração oficial, Fran Drescher, a presidente da SAG-AFTRA, afirmou que a greve será uma realidade, caso seja necessário. Drescher frisou que “a perspectiva de uma greve não é a primeira opção, mas o último recuso”, e pediu apoio aos membros elegíveis referente à questão:

“Pela primeira vez em muito tempo, nossa liderança de membros se solidariza com o comitê de negociação e com o Conselho Nacional para avançarmos com uma autorização de greve. Devemos colocar todas as nossas fichas na mesa, caso a necessidade se apresente.”

Caso a greve dos atores aconteça, não seria algo inédito na história de Hollywood. A última vez que uma paralisação ocorreu foi há 20 anos atrás, e os profissionais associados ao sindicato se manifestaram durante seis meses.

Vale ressaltar que, o WGA e o SAG-AFTRA não são os únicos sindicatos que, atualmente, estão negociando com a AMPTP. O Directors Guild of America (DGA), a associação que representa os diretores, também está envolvida com a questão.

Aproveite também: