Ash, Pikachu, Equipe Rocket e mais: Descubra o final de cada personagem de Pokémon

Capa da Publicação

Ash, Pikachu, Equipe Rocket e mais: Descubra o final de cada personagem de Pokémon

Por Gabriel Mattos

Nesta sexta-feira (24), a eterna jornada de Ash Ketchum e Pikachu chegou ao fim no anime Pokémon. O último episódio protagonizado pela dupla foi exibido na televisão japonesa, trazendo um desfecho para a história de todos os amigos e rivais que fizeram parte desta longa trajetória que durou mais de 25 anos — desde Gary, Misty, Brock até a própria Equipe Rocket. Mas afinal, o que aconteceu com cada personagem importante de Pokémon?

Os amigos: Brock, Misty e Tracey

Brock e Misty retornam a seus sonhos (C. Pokémon Co.)

A reta final de Pokémon: Jornadas Supremas trouxe de volta Brock e Misty como companheiros de viagem de Ash para o delírio dos fãs. E depois de explorarem uma região desconhecida, que certamente era Kanto, o trio voltou a se despedir conforme o Campeão Mundial retornava a Pallet.

Misty

Misty foi a primeira a deixar o grupo, ao se aproximarem da Cidade de Cerulean, onde retornou para atuar como a Líder de Ginásio do Tipo Água. Brock também retornou a Pewter, mas seu futuro não é tão claro.

Brock

No início do arco, o cuidador Pokémon havia largado seu sonho de se tornar um Doutor Pokémon para viver como cozinheiro ao lado de uma mulher, que secretamente tinha um namorado. Ao descobrir a verdade, com o coração partido, Brock abandonou sua carreira culinária, mas não mencionou um retorno ao mundo da medicina. Ainda assim, este é seu destino mais provável, considerando que Blissey e Croagunk são seus Pokémon principais.

Tracey

Em Pallet, a caminho do laboratório do Professor Carvalho, Ash reencontrou Tracey depois de muitos anos sem qualquer contato. O jovem continua sendo o Assistente do Professor Carvalho, partindo em missões sempre que necessário. Ao retornar de uma dessas missões, o artista revelou que seu Venonat evoluiu em Venomoth, algo que não aconteceu com seus demais Pokémon.

Os Rivais: Gary e Paul

Rivalidade entre Ash e Gary virou amizade (C. Pokémon Company)

Paul

Os últimos momentos da jornada de Ash e Pikachu também foram marcados por reencontros com seus rivais mais memoráveis — Paul e Gary Carvalho. O ranzinza treinador de Sinnoh apareceu antes do Torneio dos 8 Mestres, no episódio Amigos e Rivais, me emprestem sua determinação!. Paul foi selecionado para atuar como Líder de Ginásio, provavelmente substituindo Maylene, a Mestra dos Lutadores, em sua cidade natal, Veilstone.

Gary

Gary, por outro lado, aparece no episódio de despedida de Ash com uma questão filosófica que mexeu com o Campeão — o que falta para ele se tornar um verdadeiro Mestre Pokémon? Sem responder sua própria pergunta, o pesquisador voltou a focar em sua própria jornada, esperando uma possível nova convocação do Projeto Mew. O garoto havia recentemente participado de uma tentativa de capturar a criatura mítica, que acabou falhando.

Equipe Rocket

Jessie, James e Meowth voltam a defender o mundo da devastação (C. Pokémon)

Enquanto Ash refletiu sobre o significado de ser um Mestre Pokémon por algumas semanas, Jessie, James e Meowth acabaram se reencontrando no Quartel General da Equipe Rocket de uma maneira bastante inusitada. Após desistirem de sua formação em campo, o trio foi designado a trabalhar na cantina, servindo comida para os demais membros.

Certo dia, Meowth tem uma recaída e decide sair sorrateiramente para tentar capturar o Pikachu. E no caminho, escondido, o Pokémon falante acaba esbarrando em Jessie e James, que tiveram a mesma ideia. Emocionados, o trio de vilões decide volta a ativa e ataca Ash Ketchum, decolando uma última vez após o retorno empolgante de Pidgeot.

Ash Ketchum e Pikachu

Pidgeot retorna no episódio final (C. Pokémon Co.)

Por fim, o desfecho definitivo de Ash Ketchum e Pikachu. Após muito refletir, o treinador decidiu que o significado de ser um verdadeiro Mestre Pokémon, para ele, é se tornar amigo de todos os Pokémon do Mundo. Assim, com um tênis novo e a determinação renovada, a dupla partiu em uma nova jornada, sem destino, para continuar conhecendo cada vez mais monstrinhos.

Arco-íris no final representa a jornada (C. Pokémon Co)

Em seu novo começo, Ash Ketchum vê um arco-íris, como no primeiro episódio da franquia. O fenômeno natural é uma metáfora, inspirada na lenda de que existe um pote de ouro no final dos arco-íris. Representa exatamente a ideia de correr atrás de um objetivo, chegando sempre mais perto, sem nunca conseguir alcançar o final. Esta é a história de Pokémon: um anime sobre a jornada, não o destino.

Leia também: