Apoiadores de Amber Heard protestam contra filme de Johnny Depp em Cannes “Celebra abusadores”
Apoiadores de Amber Heard protestam contra filme de Johnny Depp em Cannes “Celebra abusadores”
A 76ª edição do prestigiado Festival de Cannes começa nesta terça-feira (16)
A edição de 2023 do Festival de Cannes, uma das premiações mais prestigiadas da indústria cinematográfica, começa nesta terça-feira (16). Com a presença de cineastas e atores renomados, o evento promete fazer bastante barulho entre a comunidade cinéfila, e a abertura do prêmio já iniciou os trabalhos: apoiadores da atriz Amber Heard estão se movimentando nas redes sociais para protestar contra o filme Jeanne du Barry, que é protagonizado por Johnny Depp, o ex-marido de Heard.
Usando a hashtag #CannesYouNot, a campanha organizada pelos apoiadores de Amber Heard acusam o Festival de Cannes de “celebrar abusadores por 76 anos”, segundo informações da Variety. A jornalista e ativista Eve Barlow, por exemplo, usou suas redes sociais para criticar o festival de cinema, citando o nome de pessoas como Johnny Depp, Roman Polanski e Harvey Weinstein ao afirmar que “Cannes parece estar orgulhoso de seu histórico de apoio a estupradores e abusadores”.
Rebecca, uma das organizadoras da campanha #CannesYouNot, em entrevista à Variety, contou que grande parte das pessoas envolvidas com a hashtag são sobreviventes de abuso sexual. Ela ainda mencionou o polêmico caso Depp vs Heard, que acabou tomando proporções midiáticas gigantescas na época em que ocorreu.
“O julgamento Depp vs Heard se tornou o veículo pelo qual a reação contra o movimento #MeToo viralizou. Hollywood parece estar se aproveitando dessa reação para retornar ao status quo”, Rebecca disse à Variety. “Abrir seu festival com Johnny Depp? Honestamente, é como levar um tapa na cara”.
O filme protagonizado por Johnny Depp, Jeanne du Barry, faz parte da programação do Festival de Cannes de 2023, e abrirá o evento na noite desta terça-feira onde a premiação acontece, na França. A produção é dirigida pela atriz e diretora Maïwenn, que recentemente foi acusada de agredir um jornalista em um restaurante em Paris.
Além disso, a atriz Brie Larson, que faz parte do júri de Cannes neste ano, foi questionada sobre a polêmica envolvendo a abertura do festival com o longa estrelado por Johnny Depp. Embora tenha tentado desviar da pergunta a respeito de sua opinião sobre o assunto, ao qual argumentou não estar relacionada, Larson afirmou que “não sabe como se sente em relação a isso”, e que “verá [o filme na premiere] se ela for” (via Variety). Vale ressaltar que, como Jeanne du Barry não faz parte da competição oficial do festival, Larson não é obrigada a assistir ao filme.
Aproveite também: