Alec Baldwin é acusado oficialmente por morte de diretora de fotografia em set de filmagem
Alec Baldwin é acusado oficialmente por morte de diretora de fotografia em set de filmagem
Depois de mais de um ano de investigação ator é oficialmente acusado pela justiça
Depois de mais de um ano de investigação, Alec Baldwin foi acusado pela justiça dos Estados Unidos pelo assassinato da diretora de fotografia de Rust, Halyna Hutchins. Segundo os documentos que o Deadline teve acesso, ele e a armeira Hannan Gutierrez-Reed agiram de forma negligente. Além disso, o ator se recusou a passar pelo treinamento necessário e apontou a arma para pessoas no set, algo que nunca deveria acontecer.
O documento da acusação de Baldwin diz:
“No dia do incidente, evidências mostram uma dezena de atos ou imprudência , ocorreram em um curto período entre o almoço e o momento do disparo, e isso não inclui o manuseio imprudente de arma de fogo por Baldwin. Baldwin por omissão ou por não agir como sua posição de produtor demanda, contribuiu diretamente e falhou no objetivo de mitigar numerosos atos imprudentes e perigosos durante um pequeno espaço de tempo.”
“Finalmente, padrões da indústria, protocolos e procedimentos de segurança comuns de arma de fogo em um set de filmagem requerem um armeiro, para conduzir um primeiro teste de segurança com o assistente de diretor e um segundo com o ator. Essa violação imprudente dos padrões aconteceram duas vezes, levando ao disparo e Baldwin falhou em agir para mitigar ou corrigir as violações de segurança, no seu papel de ator e também de produtor.”
O documento do investigador Robert Shilling reforça os atos imprudentes do ator:
“O não cumprimento dos padrões de prática e protocolos causaram diretamente o disparo fatal. Baldwin agiu de forma imprudente e mais do que mera negligência no incidente. Baldwin agiu com total desrespeito a segurança de outros e de uma forma que colocava em perigo outras pessoas e ele deveria estar ciente do perigo de suas ações que levaram a morte de Hutchins. Além disso, Baldwin empunhou a arma de uma forma negligente.”
O disparo aconteceu no dia 21 de outubro de 2021 em Santa Fé, durante as filmagens de Rust. Apesar do ator ter dito diversas vezes que não puxou o gatilho, a investigação feita sugere que a arma estava intacta e funcional e jamais iria ser disparada sem alguém fazê-la. Uma requisição vai ser ouvida em 60 dias pelo júri e se eles acharem que existem evidências o bastante, um julgamento acontecerá alguns dias depois.
O ator está sendo sentenciado por dois atos: O primeiro é crime de fourth-degree felony (crime quarto grau em tradução livre), que se sentenciado pode passar 18 meses na cadeia ou pagar uma fiança de 5.000 Dólares. O outro é de homicídio culposo, que também pode ser punido por 18 meses preso ou fiança da mesma quantia. Mas como o acontecimento envolve uma arma de fogo, ele pode pegar até 5 anos de prisão se considerado culpado.