Ahsoka promete responder dúvidas dos fãs sobre usuários da Força
Ahsoka promete responder dúvidas dos fãs sobre usuários da Força
Arco de Sabine promete esclarecer dúvidas sobre os Jedi e a Força
Desde Star Wars: Os Últimos Jedi, fãs da franquia criada por George Lucas tem debatido o uso da Força e quem pode se tornar um Jedi. Agora, com Ahsoka, Dave Filoni, criador da série, promete colocar um ponto final na discussão ao transformar Sabine, alguém que nunca mostrou aptidão para tal, em uma usuária da Força. A pergunta que fica é: Como?
No terceiro episódio de Ahsoka, Parte Três: Hora de Voar, vemos o desenrolar do treinamento de Sabine para se tornar uma Jedi. Após ouvir de Huyang que não possui habilidade alguma para se tornar uma Cavaleira, a garota tenta se convencer do contrário em uma série de desafios impostos por sua mestre.
Enquanto Huyang se mostra decidido sobre o que pensa da garota, Ahsoka acredita que existe um potencial a ser lapidado. O único problema é que, até o momento, Star Wars apenas transformou sensitivos a Força em Jedi. Fazendo com que personagens como Sabine, que nunca demonstraram aptidão, fossem deixados de lado como guerreiros.
Mesmo que alguns fãs concordem com o posicionamento do androide, a visão de Ahsoka sobre a Força se encaixa muito melhor na definição original de George Lucas sobre o assunto.
De acordo com o diretor e roteirista, a Força é algo inerente a qualquer indivíduo. Isto é, todos possuem conexão com a mesma, alguns de forma mais intensa, outros não. E a crença de Ahsoka em Sabine poder desenvolver essa habilidade é apenas uma extensão desse pensamento.
“A quantidade de Força, que é como talento ou inteligência, é diferente em cada pessoa. Parte dela é herdada, mas não é mais do que um talento. Não é algo que se possa adquirir – é algo que se pode aprender a usar. Eu tenho o poder de levantar aquela xícara da mesa usando a Força, mas não posso fazer isso a menos que tenha sido treinado para isso”, explicou Lucas anteriormente.
Porém, ao longo dos anos, esses conceitos foram mexidos e alterados. O próprio Lucas criou os Midi-chlorian, formas de vida microscópicas que são responsáveis por gerar Força nos corpos. Esses seres servem como um órgão, conectando a mente do indivíduo a Força.
Com essa ideia, o diretor buscava explicar o porquê de apenas alguns indivíduos serem escolhidos para se tornarem um Jedi ou um Sith. Agora, com o arco de Sabine, Dave Filloni pode, finalmente, livrar o público de dúvidas e colocar a Força na mão do “povo” ao invés de concentrá-lo em alguns poucos “escolhidos”.
Ahsoka está sendo lançada semanalmente na Disney+.
Aproveite e continue lendo: