Afinal, por que o desenho de Caverna do Dragão foi cancelado sem final?

Capa da Publicação

Afinal, por que o desenho de Caverna do Dragão foi cancelado sem final?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Caverna do Dragão é um desenho clássico que muitos devem ter assistido alguns episódios na TV aberta, lembrando com carinho de seus personagens e momentos específicos. Ele é inspirado em Dungeons & Dragons, o mais popular sistema de RPG até hoje. Apesar disso, o desenho que foi lançado em 1983 acabou sendo cancelado em 1985, onde nem conseguiu finalizar sua terceira temporada. Mas qual foi o motivo que causou o cancelamento da produção?

O cancelamento de Caverna do Dragão aconteceu devido a uma variedade de problemas. O primeiro era em relação a sua violência, grupos de pais e órgãos de censura estavam preocupados com as cenas de ação do programa, mesmo que ele nem apresente tanto sangue quanto alguns programas que vieram alguns anos depois, como Dragon Ball Z. Junto disso, com o jogo Dungeons & Dragons ter sido ligado a um crime violento (Algo que foi dado como falso algum tempo depois), o desenho precisou criar uma sinalização de perigo antes do episódio começar, dizendo que o D&D havia sido ligado ao crime.

Principal motivo do cancelamento de Caverna do Dragão foi a baixa audiência

Com a união dos fatores, gerou o que definiu o cancelamento do desenho, a queda de audiência. Apesar de ter tido uma boa estreia em 1983, Caverna do Dragão foi lentamente perdendo público. Mas a queda drástica de audiência veio com os anúncios de perigo, que acabou fazendo com que pais assustados não deixassem suas crianças assistirem o programa. E com pouco público a animação foi cancelada em sua terceira temporada, sem ter uma conclusão da história, já que mesmo com Michael Reaves, um dos roteiristas do desenho, ter escrito um episódio final, ele nunca chegou a ser produzido.

Confira também: