Após acidente fatal durante gravação de filme, justiça retira acusações contra Alec Baldwin

Capa da Publicação

Após acidente fatal durante gravação de filme, justiça retira acusações contra Alec Baldwin

Por Gus Fiaux

Em 2021, durante as gravações do faroeste Rust, o astro Alec Baldwin acabou disparando uma bala real em uma arma cenográfica, o que tirou a vida da diretora de fotografia ucraniana Halyna Hutchins. O caso foi amplamente noticiado e Baldwin foi acusado de homicídio culposo, mas agora a briga do ator na justiça chegou ao fim.

Os promotores do Novo México decidiram retirar as acusações de homicídio contra Baldwin. No entanto, graças ao texto obtido pelo Entertainment Weekly, Baldwin não está totalmente livre de outras acusações no futuro. Kari T. Morrissey Jason J. Lewis, promotores do caso, disseram que “novos fatos foram revelados, e há uma demanda para novas investigações e análises”.

A decisão, como dizem Morrissey e Lewis, “não absolve o Sr. Baldwin de culpabilidade criminal, o que significa que as acusações ainda podem ser reinstituídas”. Por outro lado, as acusações contra Hannah Gutierrez-Reed, a pessoa responsável por verificar os objetos cênicos e se certificar de que não haveria perigo na produção, continuam e ela deve ser julgada.

Alec Baldwin foi acusado de assassinato involuntário (algo parecido com o homicídio culposo na legislação brasileira) após a morte de Halyna Hutchins.

Os advogados de Alec Baldwin, Luke Nikas Alex Spiro, já disseram em uma entrevista ao EW que estão “muito felizes com a decisão de retirar as acusações no caso contra Alec Baldwin“, e também encorajam “uma investigação atenta aos fatos e circunstâncias desse trágico acidente“.

O disparo, além de ter vitimado Halyna, também feriu o diretor do filme, Joel Souza. Baldwin acreditava estar com uma arma cinematográfica em mãos, com projéteis de festim. No entanto, alguém se esqueceu de retirar a munição real do revólver, e isso provocou uma tragédia.