A Lição: Cena pesada do dorama da Netflix foi baseado em um caso real

Capa da Publicação

A Lição: Cena pesada do dorama da Netflix foi baseado em um caso real

Por Junno Sena

A Lição (The Glory no original) já é um dos destaques da Netflix em 2023. A primeira parte da produção coreana chegou ao streaming no final de dezembro de 2022 e surpreendeu o público com uma intrincada história de vingança em resposta a um caso extremo de bullying. O que chocou o público foi o fato do mesmo ser baseado em fatos reais. No ocorrido, a personagem interpretada por Jung Ji-So, de Parasita, foi queimada repetidas vezes por uma prancha de cabelo.

De acordo com uma notícia publicada pela BBS News em 2006, foi o que ocorreu com uma garota apelidada de “J”. Atacada por um grupo de colegas de classe liderados por “K”, na Escola de Cheongju. Um dia, a vítima de bullying chegou a ser queimada com o utensílio de beleza.

Outras violências sofridas por ela incluíram seu peito sendo cortado com uma presilha de cabelo e roubo de dinheiro.

Pôster de A Lição destaca sua protagonista, interpretada por Song Hye-Kyo

Assim como na série, a “motivação” para a violência contra “J” foi o fato da garota ter demorado para ir até “K” quando foi chamada. Após o ocorrido, “K” foi presa pelo Distrito de Cheongju.

É esse momento que desencadeia a história de A Lição. Sempre focando na perspectiva da personagem, a produção faz com que o espectador sinta a dor de cada uma das queimaduras sofrida por Moon, mas também que torça pelo plano de vingança contra os antigos colegas de classe da garota.

O bullying na Coreia

Não é de hoje que doramas coreanos se inspiram em incidentes reais de bullying para construir suas histórias. Muito disso se deve a como as práticas de violência e intimidação nas escolas tomaram grandes proporções na Coreia.

Atriz de Parasita vive a versão mais jovem da personagem Moon Dong-Eun

O mesmo é visto como uma resposta ao modelo hierárquico vigente na sociedade coreana, atrelado a um ambiente competitivo ao qual os estudantes são constantemente expostos. Por isso, desde campanhas anti-bullying da UNICEF em parceria com o grupo BTS até a reprodução de casos em produções como True Beauty, Itaewon Class e Caçadores de Demônios são recorrentes na mídia coreana.

Dentre essas outras produções, A Lição se destaca por mostrar os danos psicológicos e físicos contra vítimas de bullying.

A segunda parte de A Lição chega em março na Netflix.

Aproveite e continue lendo: