007: Idris Elba desanimou de viver James Bond por conta de ataques racistas
007: Idris Elba desanimou de viver James Bond por conta de ataques racistas
Ator chegou a considerar papel antes de repercussão ofensiva
Com o fim do reinado de Daniel Craig como James Bond, discussões sobre quem poderia assumir o manto inundaram a internet, com Idris Elba despontando como o amplo favorito. Entretanto, em entrevistas mais recentes, o ator confirmou não ter a intenção de aceitar o papel. Em conversa à Variety, Elba explica que desanimou da ideia de viver o personagem após uma forte repercussão de opiniões racistas.
O sonho de ser James Bond
Assim como o anúncio de Halle Bailey no papel de Ariel em A Pequena Sereia, o ator confessa que rumores de sua escalação para ser o próximo agente 007 foram recebidos com muita empolgação pela vasta maioria do público. E uma recepção tão calorosa fez com que o ator considerasse fortemente a possibilidade.
“A verdade é que eu estive muito lisonjeado com a ideia por muito tempo,” confessa Elba. “Eu pensei, ‘Isso é loucura!’ James Bond… Nós somos todos atores e entendemos este papel. É um dos cobiçados. Ser chamado para ser o James Bond era como: ‘Ok, você meio que chegou no auge’. Essa era uma dessas coisas que todo mundo concordava.”
Porém, um grupo vocal resistia a ideia de forma bastante agressiva. Não por qualquer crítica ao trabalho direto do ator, mas simplesmente por sua cor de pele. O coro foi reforçado na grande mídia por celebridades, como o autor Anthony Horowitz, da série de livros de espionagem Alex Rider, que afirmou em 2015 que considerava Elba “muito urbano” para o papel. O termo é usado na indústria do entretenimento para inferiorizar artistas negros como pouco refinados apenas por sua cor de pele.
“Essencialmente, foi um grande elogio que todo canto do mundo exceto alguns, que não iremos mencionar, estavam muito felizes com a ideia de eu ser considerado,” adicionou Elba. “Aqueles que não estavam felizes com a ideia fizeram a coisa toda ser nojenta e desconcertante, porque se tornou uma questão de raça. Virou pura falta de noção e eu sofri o maior impacto.”
Desde então, o ator tem rejeitado a ideia de interpretar James Bond e passou a refletir mais abertamente sobre as limitações que a indústria impõe sobre quais papéis cabem a atores negros. O próximo papel do ator é na série Hijack que estreia dia 28 de junho na Apple TV+.
Mais sobre o poder da representatividade negra:
- A Pequena Sereia: Como uma Ariel negra melhora a história clássica da princesa da Disney;
- De Gavião Negro a Will Smith: Afinal, por que negros ricos incomodam?.
Veja também: