Zenitsu Agatsuma: História, poderes, personalidade e mais sobre personagem de Demon Slayer
Zenitsu Agatsuma: História, poderes, personalidade e mais sobre personagem de Demon Slayer
Zenitsu é a caixa de Pandora de Demon Slayer
Zenitsu, definitivamente, não é um favorito. Com uma personalidade extravagante para alguns, o personagem de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é do tipo que divide opiniões. Mas, algo que se destaca nele são suas habilidades como Caçador de Demônios. Capaz de se equiparar com um Hashira, Zenitsu é uma caixinha de surpresas, seja em seu passado, mas também no futuro do anime.
- Quem é Zenitsu?
- Quais são as habilidades de Zenitsu?
- A personalidade de Zenitsu
- Curiosidades sobre Zenitsu
Quem é Zenitsu?
Um que promete um arco de desenvolvimento marcante. Em um primeiro momento, ele é apresentado como um rapaz chorão e de aparência fraca. Muito disso, de acordo com o mangá, é proveniente de seu passado.
Não tendo sido criado pelos seus pais, Zenitsu passou boa parte de sua vida sozinho, algo que parece ter afetado sua confiança e autoestima. Sem nenhuma orientação apropriada em sua vida, o rapaz acabou se apaixonando por uma jovem e, para conquistá-la, decidiu lhe dar dinheiro.
O romance, que já parecia fadado ao fracasso, acabou quando a mulher fugiu com outro homem, e Zenitsu se afundou em dívidas. Foi então que Jigoru Kuwajima se tornou sua salvação. O antigo Hashira do trovão pagou as dívidas de Zenitsu em troca de torná-lo seu pupilo. Ao lado de outro aprendiz de Jigoru, Kaigaku, ele foi treinado pelo antigo caçador e criou um forte vínculo afetivo com o homem.
Porém, a personalidade complicada de Zenitsu via nos treinamentos de seu mestre, uma ameaça a sua vida. Um dia, após subir em uma árvore e se negar a continuar o treinamento, um raio o atingiu, transformando seu cabelo de um tom escuro para loiro.
Ser atingido por um raio não mudou sua visão sobre o treinamento de Jigoru, mas após o incidente, ele conseguiu desenvolver a Sétima Forma da Respiração do Trovão, Honoikazuchi no Kami. Seu intuito era conseguir se equiparar com seu colega e rival, Kaigaku.
Quais são as habilidades de Zenitsu?
O caçador de cabelo loiro acabou por seguir outro caminho. Diferente de Kaigaku, que aprendeu cinco das seis formas da Respiração do Trovão, Zenitsu apenas conseguiu aprender a Primeira Forma. Ser capaz de desenvolver a sétima, que evoca a imagem de um dragão cortando o adversário em um único golpe impossível de ser desviado, é o que diferencia o nível destes dois.
A “outra personalidade” de Zenitsu é outro fator curioso sobre a sua história. No auge de seu medo, ele desmaia, caindo em um sono profundo. Nesse estado, ele consegue desferir de forma eficaz seus ataques. Lampejo do Trovão, a primeira forma da Respiração, é performada com perfeição e sua técnica consegue variar entre seis a oito dobras, sem contar a velocidade divina.
Mas, se o rapaz parece poderoso somente quando dorme, a verdade é que Zenitsu não consegue focar completamente em sua técnica quando está acordado. Soterrado por outros sentidos, nesse “modo de sobrevivência”, se torna capaz de confiar em seus instintos e não duvidar de sua capacidade.
Uma que se destaca pela sua audição. Enquanto Tanjiro tem um olfato apurado, a audição de Zenitsu define as suas lutas. Capaz de ouvir o movimento de humanos, demônios e animais de uma longa distância, ele pode, até mesmo, ouvir pensamentos, caso foque o suficiente.
A personalidade de Zenitsu
E talvez a falta de foco seja a principal crítica feita a Zenitsu. Sempre expansivo e exagerado, o personagem parece tirar o foco do grupo ou de uma luta para algum drama envolvendo o seu medo de morrer. Porém, não é assim tão simples.
Mesmo com uma auto estima baixa e sempre acreditando que morrerá na próxima missão, Zenitsu tenta superar as expectativas. Sob o dever de proteger os mais fracos, o caçador é companheiro e confiável, uma ferramenta importante contra os Doze Kizuki.
Curiosidades sobre Zenitsu
Tais características se espelham até em seu nome. De acordo com Koyoharu Gotōge, criadora do mangá, o nome “Zenitsu” significa “bondoso”. Já seu segundo nome, “Agatsuma” pode ter o sentido de “minha esposa”. Porém, em entrevista, a mangaká comentou que, ao pronunciar seu nome, a ênfase deve ser dada ao “su”. Logo, em “ser bom” e não na bondade ou com quem ele é bondoso (via CBR).
Essa é apenas uma referência escondida na construção de personagem feita por Gotōge. O fato de Zenitsu ter recebido um pardal como pássaro mensageiro ao invés de um corvo é uma forma de representar o potencial evolutivo do personagem. Diferente de seus colegas, que já desenvolveram características que o tornam caçadores excepcionais, Zenitsu está aprendendo a ser confiante como Inosuke e corajoso como Tanjiro.
E até mesmo respeitoso com Nezuko. Enquanto no anime, o personagem constantemente invade o espaço pessoal de outros personagens. No mangá, Zenitsu muda esse traço de sua personalidade. O que o tornava problemático e chato, dá espaço para alguém maduro e confiante. Zenitsu pode não ser o favorito, mas pode surpreender os fãs no futuro.
Aproveite e continue lendo: