Yellowjackets: Saiba tudo sobre a série da Paramount+
Yellowjackets: Saiba tudo sobre a série da Paramount+
Trama, personagens, atores e tudo o mais sobre a série Yellowjackets
Dá para concordar que há serviços de streaming em excesso, né? Todo mês algum estúdio ou distribuidora decide pular fora da Netflix ou do Amazon Prime Video para seguir carreira solo. Por mais que seja complicado escolher o que assinar ou assistir no meio dessa avalanche de opções, isso não significa que não há boas produções inéditas entre as plataformas secundárias. Para o Paramount+, um dos melhores exemplos disso é Yellowjackets.
Originalmente produzida pelo Showtime, mesmo canal de Homeland e Twin Peaks: The Return, a série se tornou um sucesso cult no final de 2021 com uma temporada repleta de mistério, bizarrice, traumas e até canibalismo, acompanhando um grupo de jovens perdidas na floresta após um acidente de avião.
Quer conhecer mais sobre a série para entender o hype? Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre Yellowjackets!
Qual a trama de Yellowjackets?
A primeira temporada mostra duas linhas temporais. A primeira é em 1996 e acompanha as Yellowjackets, um talentoso time de futebol feminino de uma escola de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Após vencerem um campeonato regional, a equipe conquista uma vaga para disputar o torneio federal, que acontece em Seattle. A vida das meninas muda para sempre quando seu voo sofre um acidente, e o avião cai no meio das florestas do Canadá. As sobreviventes do desastre então aguardam pelo resgate, otimistas de que só ficarão perdidas por alguns dias.
Já a segunda linha temporal se passa 25 anos depois, em 2021, e é revelado que as jovens passaram 19 meses na floresta. Nem todas voltaram para casa, e as que sobreviveram são marcadas por traumas dos horrores que precisaram fazer para se manter vivas – o que possivelmente inclui intrigas, mortes e canibalismo.
Com toques de Lost e O Senhor das Moscas, Yellowjackets transita entre o humor sombrio, o drama e o terror psicológico, com muitos mistérios e dúvidas para o espectador descobrir, mas também vários conflitos entre as meninas e cenas de violência gráfica.
Quem está envolvido na produção de Yellowjackets?
Yellowjackets é criação do casal de cineastas Ashley Lyle e Bart Nickerson. A dupla chegou a oferecer a série para outras emissoras e plataformas de streaming, mas apenas o Showtime aceitou desenvolver a obra sem buscar respostas ou moldá-la para se tornar mais acessível e menos bizarra.
Antes da série, o casal já havia trabalhado junto em outros programas de TV. Tanto Lyle quanto Nickerson começaram suas carreiras como roteiristas de The Originals, série derivada de The Vampire Diaries. Depois disso, assumiram a produção de Narcos e de Narcos: México. Seu último projeto antes de Yellowjackets foi a série Despachos de Outro Lugar, do Amazon Prime Video.
A produção executiva de Yellowjackets conta com um nome de peso do horror: Karyn Kusama, diretora de Garota Infernal (2009) e O Convite (2015). Além de produzir, Kusama também dirige o piloto da série.
Quem é quem no elenco de Yellowjackets?
Como Yellowjackets transita entre duas linhas temporais diferentes, há duas atrizes para cada personagem. Das sobreviventes (pelo menos as mostradas na primeira temporada), Shauna – uma garota mais reservada, que esconde segredos da sua melhor amiga – é vivida na adolescência por Sophie Nélisse (A Menina que Roubava Livros), e como adulta por Melanie Lynskey (Almas Gêmeas, Amor Sem Escalas).
Taissa, sobrevivente que sofre com alucinações na floresta, é interpretada por Jasmin Savoy-Brown (Pânico) quando jovem, e por Tawny Cypress (Outono em Nova York) quando adulta, como uma política disputando uma acirrada eleição.
Natalie, que é a rebelde do grupo, é vivida por Sophie Thatcher (O Livro de Boba Fett) quando adolescente, e por Juliette Lewis (Assassinos por Natureza, Cabo do Medo) como uma adulta disfuncional, tentando se livrar do vício em drogas.
Misty, a nerd do grupo que se revela cada vez mais insana e perigosa, é interpretada jovem por Samantha Hanratty (Shameless), e como uma adulta igualmente louca por Christina Ricci, de A Família Addams (1991) e Gasparzinho (1995).
O restante do elenco jovem, que ainda não foi mostrado como adultas, incluem Ella Purnell como Jackie, a capitã do time de futebol; Courtney Eaton (Mad Max: Estrada da Fúria) como a problemática Lottie; Steven Krueger (The Originals) como Ben Scott, o assistente do treinador do time; Jane Widdop (The Kicks) como a religiosa Laura Lee; Liv Hewson (Santa Clarita Diet) como Van, par romântico de Taissa; Kevin Alves (Locke & Key) como o jovem raivoso Travis; e Luciano Leroux (Get Shorty) como Javi, o irmão mais novo de Travis.
Yellowjackets terá segunda temporada?
Sim! O Showtime, emissora original da série, renovou Yellowjackets para a segunda temporada logo após a transmissão de cinco episódios, em dezembro de 2021.
Nos Estados Unidos, o programa teve um bom número de audiência por ter sido exibido semanalmente logo após os capítulos inéditos de Dexter: New Blood, mas a série foi ganhando força no boca-a-boca. Segundo Gary Levine, presidente de entretenimento da emissora, o Showtime se interessou bastante em renovar Yellowjackets pelo seriado ter público majoritariamente feminino (via Deadline).
Por enquanto, não há data de estreia para a segunda temporada da série.
Onde assistir Yellowjackets no Brasil?
O Showtime não está disponível no Brasil, porém Yellowjackets é lançada oficialmente no país pelo Paramount+. O serviço custa R$19,90 por mês, e conta com sete dias gratuitos no site oficial.
Além disso, é possível acessar o Paramount+ através do Amazon Prime Video, pela função Prime Channels. Ainda é preciso assinar à parte, pelo mesmo valor e com o mesmo período de teste gratuito, o que permite acessar o catálogo dentro da plataforma da Amazon.
Aproveite e confira também: