X-Men: Nova HQ da Marvel sugere que Jesus Cristo era na verdade um mutante

Capa da Publicação

X-Men: Nova HQ da Marvel sugere que Jesus Cristo era na verdade um mutante

Por Junno Sena

Depois de colocar Moira MacTargett como uma das principais mutantes da história, os X-Men estão dispostos a colocar outro personagem curioso no hall de aliados: Jesus Cristo. Em Immortal X-Men #1, em um diálogo entre Exodus e Hope Summers descobrimos que o messias pode ter sido um mutante.

Escrita por Kieron Gillen e com arte do brasileiro Lucas Werneck, adentramos um pouco mais nos conflitos internos e políticos de Krakoa. É então que o vilão Exodus, em uma conversa com Hope Summers, a chama de “Messias”.

A palavra tem origem em uma das sagas mais controversas dos X-Men. Após os eventos de Dinastia M e a dizimação do Gene X, Hope se torna a primeira mutante a nascer e, por muito tempo, foi considerada como destinada a salvar a raça mutante e os humanos. Tudo isso culminou em Vingadores v. X-Men e, atualmente, ela é a atual hospedeira da Força Fênix.

Na conversa, Hope demonstra desconforto em ser chamada dessa forma e pede para Exodus não se referir a ela desta forma. “Não tem por que sermos religiosos”, ela diz.

“O mutante nazareno inspirou a igreja entre os humanos ao ressuscitar dos mortos. Eu acabei de ver você superando isso nos últimos cinco minutos. E agora… Você nos deu um paraíso de verdade”, o vilão respondeu.

Diálogo entre Exodus e Hope Summers.

A menção sobre “superar” o recorde de Jesus é sobre o novo status de Krakoa e da raça mutante. Hope, agora, faz parte dos Cinco, grupo que consegue ressuscitar mutantes mortos. Criado por Charles Xavier, o grupo agora é formado por Tempus, Proteus, Elixir e Egg.

As referências ao catolicismo vão um pouco além. As capas de Immortal X-Men, por exemplo, tem base na pintura A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, e O Anjo Caído, de Alexandre Cabanel.

Capa variante de Immortal X-Men.

E, de acordo com Gillen, isso promete se refletir em Immortal X-Men:

“Eu cresci católico, então o meu catolicismo está por todo o lugar. Eu gosto como ele [Exodus] possui uma visão única sobre o catolicismo. Eu não tenho certeza sobre quão longe eu irei conseguir trabalhar o conceito de antipapa e outras coisas, mas vou tentar! Exodus é sobre como é estranho ser um fiel.”

Immortal X-Men #1 está, atualmente, nas prateleiras americanas.

Aproveite e continue lendo: