Will Smith recusou deixar cerimônia do Oscar após ser convidado a se retirar, entenda

Capa da Publicação

Will Smith recusou deixar cerimônia do Oscar após ser convidado a se retirar, entenda

Por Gus Fiaux

No último domingo, o Oscar teve um dos momentos mais controversos de toda sua história. Após Chris Rock ter subido ao palco para entregar o prêmio de Melhor Documentário, o comediante fez algumas piadas com pessoas da plateia – incluindo Jada Pinkett-Smith, zoando seu cabelo. Isso acabou enfurecendo o marido de Jada, Will Smith, que partiu para o palco da premiação e deu um tapa em Chris Rock.

A cena foi vista com choque pelo público e por membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e nos últimos dias, muitas reuniões estão sendo feitas para discutir sanções e penalizações que podem ser aplicadas ao ator, que acabou levando o prêmio de Melhor Ator na noite por sua performance em King Richard: Criando Campeãs, filme que conta a história do pai de Venus e Serena Williams.

Após muita espera, a Academia se pronunciou a respeito do ocorrido e disse que, pouco após o tapa, Smith foi pedido para se retirar da cerimônia, mas recusou. Eles continuam então, dizendo que poderiam ter lidado melhor com toda a situação e estão preparando “procedimentos disciplinares” contra o ator, que pode ser suspenso ou até mesmo removido da capacidade de votante para as próximas edições do Oscar:

“O Conselho hoje iniciou procedimentos disciplinares contra o Sr. Smith por violações às Regras de Conduta da Academia, incluindo contato físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento à integridade da Academia. O Sr. Smith foi convidado a se retirar da cerimônia e se recusou, mas reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de modo diferente.”

A declaração vem depois de uma chuva de críticas e comentários de várias personalidades da indústria de cinema, que se manifestaram contra as atitudes da Academia. Jim Carrey chamou a organização de “covarde” por ter visto tudo acontecer e ainda assim ter dado o Oscar para Will Smith, enquanto Zoë Kravitz também publicou uma foto com alfinetadas à Academia e à cerimônia.

O momento em que Will Smith estapeou Chris Rock no palco do Oscar.

Depois do ocorrido, o próprio Will Smith se desculpou publicamente. Primeiro, durante o discurso de recebimento de seu Oscar, ele pediu perdão ao público. Um dia depois da cerimônia, ele foi à internet publicar uma carta aberta para Chris Rock, e entre as coisas escritas pelo astro, temos o seguinte: “Eu estava fora da linha e fui errado. Eu estou envergonhado e minhas ações não são um indicativo do homem que quero ser.”

Smith venceu o Oscar por King Richard: Criando Campeãs, que está disponível no HBO Max.

Abaixo, veja também: