Will Smith é banido da cerimônia do Oscar por 10 anos
Will Smith é banido da cerimônia do Oscar por 10 anos
Academia chegou ao seu veredito após o tapa em Chris Rock.
Quase duas semanas após o polêmico tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar de 2022, a Academia chegou ao seu veredito e decretou que o ator está banido da cerimônia por 10 anos. De acordo com o The Hollywood Reporter, Will não poderá frequentar nenhum evento da Academia neste período, mas não terá que devolver sua estatueta de Melhor Ator.
A Academia se reuniu nesta sexta-feira para decidir o que aconteceria com o ator. Caso Smith não tivesse escolhido sair da Academia, ele seria suspenso ou expulso, uma vez que o grupo chegou a decisão de que o tapa em Rock violou as regras de condutas que foram implementadas para a premiação.
No veredito, a Academia reconhece que demorou para tomar alguma atitude e agradeceu Chris Rock por “manter a compostura diante de circunstâncias extraordinárias.” Will Smith se pronunciou diante da decisão através de um porta-voz: “Eu aceito e respeito a decisão da academia.”
Confira o comunicado completo abaixo:
“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração para os muitos indivíduos de nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no último ano; entretanto, esses momentos foram eclipsados por um comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.
Durante nossa transmissão, nós não lidamos adequadamente com a situação no ambiente. Por isso, nós pedimos desculpas. Essa é uma oportunidade para nós de dar o exemplo aos nossos convidados, espectadores e a nossa família da Academia ao redor do mundo, e nós ficamos aquém — despreparados para o inesperado.
Hoje, o Conselho de Governadores [do Oscar] fez uma reunião para discutir qual a melhor maneira de responder as ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua resignação [para com a Academia]. O Conselho decidiu que, por um período de 10 anos a começar dia 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não deve ter sua participação permitida em qualquer evento ou programa da academia, pessoalmente ou de forma virtual, incluindo não apenas o Oscar.
Queremos expressar nossa imensa gratidão ao Sr. Rock por manter sua compostura diante das circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, apresentadores e indicados por manterem a elegância e compostura durante nosso evento.
Essa ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will é um passo em direção a um objetivo ainda maior para proteger nossos apresentadores e convidados, e restaurar a confiança na academia. Nós também esperamos que podemos começar o tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”
Desde o tapa na noite, a indústria de Hollywood tem estado em polvorosa, criticando as ações de Will Smith e chamando o momento como traumatizante, chocante e indesculpável. Alguns famosos chegaram a exigir que ele fosse obrigado a devolver seu prêmio ou que ficasse impossibilitado de concorrer a uma estatueta no futuro.
Contudo, outras pessoas tem apontado a hipocrisia nesses pedidos, levando em conta o histórico de figuras criminosas — envolvidas em escândalos sexuais, pedofilia e racismo, como Harvey Weinstein, Roman Polanski e Woody Allen — que já foram premiadas pelo Oscar, sem que enfrentassem esse tipo de represaria por parte de Hollywood.
Na noite do Oscar de 2022, Chris Rock fez uma piada com a falta de cabelo de Jada Pinkett-Smith, esposa de Will, que adotou o novo visual por conta do distúrbio conhecido como alopecia. Depois de se mostrar desconfortável com a piada, Will subiu ao palco e deu um tapa na cara de Rock, gritando para que ele parasse de falar de Jada.
Vale lembrar que o ocorrido não foi a primeira vez que Chris Rock fez piada com Jada durante o Oscar. Em 2016 o comediante fez um longo monólogo criticado o boicote da atriz contra o racismo na Academia.
Pouquíssimo tempo depois, Will Smith voltou a subir ao palco, recebendo o Oscar de Melhor Ator por King Richard. Bastante emocionado, o ator se desculpou e chorou. Após a confusão, ele emitiu um pedido de desculpas e Jada Pinkett-Smith também se pronunciou.
Veja também: