Um dos maiores vilões da DC é reduzido a um simples fantoche em nova HQ
Um dos maiores vilões da DC é reduzido a um simples fantoche em nova HQ
Mas a editora ainda pode ter grandes planos para ele no futuro!
A minissérie Liga da Justiça Encarnada chegou ao fim em sua quinta edição, reunindo vários heróis vindos de diferentes universos da DC Comics. O arco, escrito por Joshua Williamson e Dennis Culver, serve de pontapé inicial para Dark Crisis, a nova saga que deve começar ainda neste ano, e reunirá os maiores heróis da editora em uma trama sombria e cheia de suspense. E em sua última edição, a minissérie traz uma grande reviravolta para um de seus vilões mais clássicos!
Em Justice League Incarnate #5, nós vemos Darkseid se preparando para enfrentar um inimigo poderoso – o seu antigo mestre, conhecido como Grande Escuridão. Ao longo do arco, o Senhor de Apokolips acredita que pode enfrentar seu tutor e absorver seu poder maligno, tornando-se ainda mais poderoso do que já é, mas a batalha não se sai como o esperado.
Em vez disso, Darkseid acaba tendo seu livre arbítrio quebrado e se torna parte de uma entidade maior. Ele acaba se transformando em um peão para a Grande Escuridão, retornando aos seus dias de servidão. Agora, já sabemos uma parte do que vai acontecer no futuro, já que as prévias de Justice League #75 indicam que o Senhor de Apokolips matará os membros da Liga da Justiça, ao lado do Exército Sombrio.
Todo o arco de Justice League Incarnate, no entanto, veio para provar que o vilão cósmico sempre foi agente de um poder maior. Por exemplo, sabemos que ele era o grande vilão da Crise Final, arco publicado em 2008. E por mais que ele achasse que estivesse fazendo isso de livre e espontânea vontade, na verdade ele estava servindo a um propósito maior da Grande Escuridão.
Agora, o mesmo vai acontecer novamente com Dark Crisis (ou Crise Sombria, em tradução livre). Dessa vez, nós veremos novamente Darkseid como um grande vilão – mas agora, ele faz parte de algo maior. A nova saga vai seguir os eventos depois da morte da Liga da Justiça, e mostrará o universo se dobrando à Grande Escuridão. Há também quem acredite que os eventos da saga levarão ao “futuro” apresentado em Future State.
Curiosamente, Darkseid foi um dos poucos que conseguiu resistir à influência da Grande Escuridão, por mais que tenha sido derrotado depois disso. Muitos teorizam que o vilão terá um papel bem importante na Crise Sombria e que deve ser o responsável por deter seu antigo mestre quando tudo parecer perdido – e levando em conta toda a popularidade do personagem, faria muito sentido que isso acontecesse.
Há ainda quem acredite que ele vai servir como um “salvador” para o Exército Sombrio e conseguirá liderar seu grupo contra a Grande Escuridão, aliando-se brevemente aos super-heróis. De uma forma ou de outra, o que resta são as expectativas para que a nova saga da DC Comics seja tudo aquilo que está prometendo, e que Darkseid possa mais uma vez mostrar seu potencial como um dos maiores vilões já apresentados na editora.
Justice League Incarnate #5 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de publicação no Brasil.
Abaixo, confira também: