Vikings Valhalla: Leif e Harald realmente lutaram juntos na vida real?
Vikings Valhalla: Leif e Harald realmente lutaram juntos na vida real?
Será que a ficção imitou a realidade?
Vikings: Valhalla, a série derivada do sucesso Vikings, estreou recentemente na Netflix. Com uma trama ambientada 100 anos após os eventos narrados em sua antecessora, a produção apresentou aos fãs uma nova leva de personagens, muitos deles baseados em personalidades históricas que realmente existiram, como Leif Eriksson e Harald Sigurdsson. Na série, os dois guerreiros juntam forças para lutar no campo de batalha, mas será que, na vida real, isso aconteceu?
Em Valhalla, a população nórdica já se espalhou por diversos territórios ao redor do mundo. Mas isso não significa que as coisas sejam fáceis para o grupo: acompanhando as trajetórias dos protagonistas Leif Eriksson (Sam Corlett), Freydís Eiríksdóttir (Frida Gustavsson) e Harald Sigurdsson (Leo Suter), vamos entendendo um pouco mais sobre o conflito entre os guerreiros e os saxões.
No meio de todo esse caos, as jornadas de Leif e Harald se entrelaçam quando o primeiro entra para o grupo de Olaf Haraldsson (Jóhannes Haukur Jóhannesson), em que o último faz parte, numa missão para atacar a Inglaterra. Logo, os dois formam um laço de amizade que, ao longo dos episódios, vai se fortalecendo cada vez mais, algo que transcende para o campo de batalha, onde os guerreiros lutam lado a lado.
Entretanto, não foi isso que aconteceu na vida real. Segundo informações do Screen Rant, os verdadeiros Leif Eriksson e Harald Sigurdsson nunca estiveram juntos em combate e é provável que nem ao menos chegaram a se conhecer pessoalmente.
Voltando um pouco no tempo, na vida real, Leif foi um dos maiores exploradores nórdicos da história. Filho de Erik, o Ruivo, o guerreiro foi o primeiro europeu a desembarcar na América do Norte, muito antes que Cristóvão Colombo. Já Harald foi o meio irmão de Olaf Haraldsson (outro personagem que foi inspirado em uma figura real) e rei da Noruega durante o período de 1046 a 1066.
A morte de Leif aconteceu no ano 1020, pouco depois do nascimento de Harald, que ocorreu em 1015. Isso significa que Sigurdsson tinha apenas cinco anos de idade quando Eriksson morreu, ou seja, é improvável que eles tenham se conhecido ou lutado juntos em alguma batalha. Sendo assim, Valhalla é mais um caso em que a liberdade criativa fala mais alto do que os eventos reais.
A primeira temporada de Vikings: Valhalla está disponível na Netflix.
Aproveite também: