O que é a Triarquia em A Casa do Dragão?
O que é a Triarquia em A Casa do Dragão?
Entenda quem são os novos inimigos do Trono de Ferro em House of the Dragon
A Casa do Dragão está apresentando uma perspectiva diferente do universo de Game of Thrones. Além dos novos personagens, Casas diferentes estão ganhando destaque dessa vez, além de novos problemas para os protagonistas, entre os quais está a Triarquia.
Citada nos dois primeiros episódios, essa aliança entre as Cidades Livres está sendo uma verdadeira pedra no sapato dos lordes dos Sete Reinos, principalmente Corlys Velaryon. Mas, mesmo para os fãs da série anterior, pode ser difícil entender exatamente o que é a Triarquia sem um apoio vindo dos livros.
As Cidades Livres são apresentadas brevemente em Game of Thrones, mas a série não explica muito sobre elas, ainda que algumas sejam vistas na jornada de Daenerys. Ao todo, são nove cidades no continente de Essos, que se originaram da Antiga Valíria de alguma forma.
Myr, Lys e Volantis originalmente foram fundadas como colônias que serviam como pontos comerciais. Tyrosh também era uma colônia, mas foi criada como um posto militar, apesar de também se tornar um ponto importante de comércio. Pentos, apesar de poder ter sido estabelecida antes dos valirianos, foi transformada por eles em mais uma colônia voltada para o comércio.
A situação é um pouco diferente com as outras cidades. Braavos nunca foi uma colônia, sendo formado por escravos que fugiram do domínio da Antiga Valíria. Lorath foi fundada por outros povos e tomada pelos valirianos, enquanto Qohor e Norvos foram fundadas por dissidentes religiosos que não concordavam com a tolerância de Valíria com os múltiplos deuses adorados nos domínios do império.
Cada uma delas se tornou uma cidade-estado com dialeto próprio. A nomenclatura “Cidades Livres” vem do fato de que elas tinham governo próprio, separado de Valíria, apesar de recorrerem à capital para ajuda quando necessário.
- Review: A Casa do Dragão 1×02 – O Príncipe Canalha
- Recap: Um resumo de tudo que rolou em A Casa do Dragão 1×01 – Os Herdeiros do Dragão
Em House of the Dragon, o que é chamado de Triarquia nada mais é do que uma aliança entre três dessas cidades: Myr, Lys e Tyrosh. Juntas, as três venceram uma disputa por território contra Volantis, forjando essa união.
Por ser apenas uma aliança entre três cidades-estado, a Triarquia não tinha um único governo, e ao invés disso contava com um conselho de magísteres para tomar todas as decisões necessárias. Chamado de Alto Conselho, ele era composto por 11 magísteres de cada cidade, o que em geral fazia com que o processo de tomar decisões fosse bastante lento.
Depois da vitória contra Volantis, o príncipe-almirante de Myr, Craghas Drahar, passou a liderar ataques aos Degraus, inicialmente livrando a região de piratas. No início, isso pareceu favorável a Westeros, já que as rotas comerciais no Mar Estreito estavam se tornando mais seguras como resultado.
Isso, porém, não durou muito tempo, já que Craghas e seus aliados se tornaram cada vez mais gananciosos – gerando problemas para os senhores dos Sete Reinos, como acontece na série.
House of the Dragon está disponível na HBO e no HBO Max, e já foi renovada para uma segunda temporada.
Veja também: