Titanic: James Cameron revela como Leonardo DiCaprio quase perdeu o papel de Jack
Titanic: James Cameron revela como Leonardo DiCaprio quase perdeu o papel de Jack
Diretor quase recusou a participação do grande astro do filme!
Lançado em 1997, Titanic é considerada uma das grandes obras-primas do cinema, ao retratar um romance muito delicado e proibido a bordo do famoso navio que naufragou em 1912. O longa de James Cameron ganhou diversos prêmios ao redor do mundo e é lembrado com carinho, até hoje, por seus fãs. Mas por pouco, o filme quase não teve a participação de um de seus astros principais: Leonardo DiCaprio.
Recentemente, James Cameron conversou com o GQ enquanto divulgava seu novo projeto, Avatar: O Caminho da Água. Ao relembrar como foi a escalação do elenco, ele contou uma anedota sobre as primeiras reuniões junto com DiCaprio, e como no primeiro encontro dos dois, seu escritório ficou lotado pelas mulheres dos bastidores, que estavam muito ansiosas para conhecer o galã:
“Houve uma reunião com Leo e então um teste. A reunião foi engraçada porque eu estava sentado na minha sala de conferência, esperando para conhecer um ator. E eu olho ao redor, e todas as mulheres do escritório estavam na reunião por algum motivo. Há uma produtora executiva, tudo bem, mas nossa contadora? Todas elas queriam conhecer Leo. Foi histérico. Eu olhei ao redor e pensei: ‘Eu acho que sei a resposta para a pergunta aqui’.”
Cameron então compartilhou alguns detalhes da reunião, que incluía a leitura do roteiro. Ele disse que quando pediu para que DiCaprio lesse uma cena, o ator disse: “Ah, eu não leio”. E foi assim que o cineasta apertou a mão dele e disse: “Bem, obrigado por ter vindo”. Em resposta, DiCaprio ficou chocado e disse: “Espera, espera. Se eu não ler, eu não ganho o papel? Simples assim?”
Cameron então disse que Titanic era “um filme gigantesco que iria tomar dois anos da minha vida, e você vai ficar bem fazendo outras cinco coisas enquanto eu fico preso na pós-produção. Então eu não vou f*der tudo fazendo a decisão errada na escalação de atores. Então ou você lê ou você não vai ganhar o papel“.
Sem pestanejar, o ator então se juntou com Kate Winslet (que interpreta Rose no filme) e os dois gravaram uma cena juntos. Cameron percebeu que o ator se transformou completamente, tornando-se o Jack que todos viríamos a conhecer, e foi nessa hora que o diretor descobriu que precisava contratar DiCaprio:
“Cada pedaço dele estava inteiramente negativo até eu dizer ‘ação!’ e então ele virou o Jack. E Kate [Winslet] só brilhou e os dois fizeram tudo juntos e ele interpretou a cena. As nuvens cinzas saíram, um raio de sol desceu e iluminou Jack. E eu pensei: ‘Tá certo, esse é o cara’.”
Embora Leonardo DiCaprio já tivesse feito alguns projetos antes de Titanic, é inegável que sua participação foi a responsável por abrir as portas para papéis cada vez maiores e mais ousados. Se o ator tivesse se recusado a ler parte do roteiro, provavelmente não teria uma carreira tão consolidada quanto tem hoje, além de nos negar uma atuação surpreendente em um dos romances mais bonitos da história do cinema.
O próximo filme de James Cameron é Avatar: O Caminho da Água, que estreia no dia 15 de dezembro.
Abaixo, confira também: