Superman: Como seria a trama de Homem de Aço 2?
Superman: Como seria a trama de Homem de Aço 2?
Sequência que nunca saiu do papel seria desenvolvida por Matthew Vaughn, de Kingsman
Zack Snyder deixou sua marca na DC Comics ao apresentar sua visão grandiosa para os heróis da casa, e tudo isso começou com Homem de Aço, longa de 2012 que explorou a origem e os dilemas enfrentados pelo Superman, interpretado por Henry Cavill.
O filme conquistou uma sólida base de fãs e se saiu bem nas bilheterias, mas nunca foi expandido em uma continuação. Ao invés disso, o herói bateu cabeças com o Batman em Batman vs. Superman (2016), e depois com os demais personagens da Liga da Justiça (2017). Hoje em dia, tanto Zack Snyder quanto Henry Cavill não estão mais envolvidos com a DC, com o cineasta desenvolvendo filmes na Netflix, e o ator interpretando o bruxo Geralt de Rívia na série The Witcher.
Mesmo assim, vale imaginar como um Homem de Aço 2 teria sido, e há algumas declarações para ajudar nessa especulação. Em 2017, a Warner Bros. planejava uma sequência sem Snyder, e passou a sondar Matthew Vaughn, de Kick-Ass e Kingsman, para comandar o projeto.
É curioso que Vaughn já havia abordado o estúdio em 2008, ao lado do quadrinista Mark Millar, com ideias para um filme do Superman. Pensado como uma trilogia, o longa inicial seria quase todo ambientado em Krypton, em uma realidade em que Kal-El se tornou adulto ainda em seu planeta natal, ao ponto de presenciar sua destruição. Ele chegaria à Terra não como um enviado de seus pais, mas sim como um fugitivo maduro e consciente, o que traria um conflito cultural ainda maior ao herói.
Quando Matthew Vaughn foi contatado pela Warner Bros. para comandar Homem de Aço 2, muitas de suas ideias eram incompatíveis com o estado do Universo Expandido da DC, visto que o primeiro filme já havia estabelecido a destruição de Krypton e a chegada de Kal-El à Terra ainda bebê. De qualquer forma, falando com o Polygon em 2019, o cineasta revelou que se inspiraria no que planejou ao lado de Mark Millar.
Os detalhes são vagos, mas é possível que Vaughn introduzisse uma trama em que o Superman – que seria novamente vivido por Henry Cavill – descobrisse que uma das cidades de Krypton sobreviveu à extinção, trazendo a tona um pouco dos dilemas e conflitos da trilogia que nunca foi.
De 2019 para cá, a DC mudou sua abordagem nos cinemas, e o Superman deu espaço para outros tipos de projetos. Hoje, não há mais pressão por um universo compartilhado, e filmes individuais como Coringa (2019) e Batman (2022) se consagraram por suas histórias únicas.
O Superman, inclusive, já tem projetos em desenvolvimento com essa abordagem, como uma obra na HBO Max que trará Val-Zod como o herói, e que terá produção por Michael B. Jordan (Pantera Negra, Creed). É possível imaginar um filme solo do Homem de Aço que siga as ideias de Matthew Vaughn, e o próprio cineasta já se mostrou aberto a realizá-las, caso tenha a oportunidade: “Seria muito difícil recusar”, afirmou o diretor quando questionado pelo Polygon em 2019.
Homem de Aço (2012) está disponível no catálogo da HBO Max.
Aproveite e confira: