Stranger Things: Caleb Mclaughlin fala sobre sofrer racismo dos fãs da série
Stranger Things: Caleb Mclaughlin fala sobre sofrer racismo dos fãs da série
“Definitivamente me afetou”, revela o ator
Stranger Things é uma das séries de maior sucesso dentro da plataforma da Netflix. Ambientada nos anos 80, com uma pegada de terror e suspense, a série já está indo para sua quinta temporada. Mas nem tamanho sucesso evitou que Caleb Mclaughlin, um dos atores negros do elenco, sofresse racismo.
Durante a convenção Heroes Comic Con da Bélgica, no domingo, o ator Caleb Mclaughlin, que interpreta o personagem Lucas Sinclair, falou abertamente sobre como o racismo por parte do público o afetou durante uma parte de sua vida, principalmente quando era mais jovem:
“Definitivamente, isso me afetou quando criança”, disse o ator. “Na minha primeira Comic Con, algumas pessoas não ficaram na minha fila porque eu era negro. Algumas pessoas me disseram: ‘Oh, eu não queria estar na sua fila porque você foi malvado com Eleven [Millie Bobby Brown]’”. McLaughlin continuou falando sobre o assunto: “Mesmo agora, algumas pessoas não me seguem ou não me apoiam porque sou negro. Às vezes no exterior você sente o racismo, você sente o fanatismo. Às vezes é difícil falar e as pessoas entenderem, mas quando eu era mais jovem, isso definitivamente me afetou muito.”
Caleb começou a atuar ainda muito novo, no início da adolescência, aos 14 anos. E se o racismo é uma realidade dolorosa para adultos, imagine para uma criança. Ele admitiu que questionava os motivos por ser o “menos favorito”, aquele com a “menor quantidade de seguidores”, já que fazia tão parte do programa quanto todos os outros. (via Variety)
Segundo o ator, seus pais tiveram um papel fundamental em seu processo de superação, pois conversaram abertamente com ele:
“Meus pais tiveram que dizer, ‘É uma triste verdade, mas é porque você é a criança negra na série’… Porque eu nasci com essa linda pele de chocolate, não sou amado”, acrescentou. “Mas é por isso que, com minha plataforma, quero espalhar positividade e amor, porque não retribuo o ódio às pessoas que me odeiam.”
Infelizmente, esse não é um caso isolado. Muitos atores negros têm falado abertamente sobre o racismo que sofrem em suas respectivas produções, como foi o caso de Ismael Cruz Córdova, ator que interpreta Arondir, um elfo em Os Anéis de Poder. Também tivemos o recente teaser de A Pequena Sereia, em que a atriz e cantora Halle Bailey sofreu inúmeros ataques por sua escalação como Ariel.
Mas apesar da resistência da parcela preconceituosa do público, atores negros continuam ganhando cada vez mais destaque em grandes produções. Parte das maiores produções cinematográficas desse ano foram lideradas por protagonistas negros, como Não, Não Olhe, A Mulher-Rei e, em breve, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
Confira também: