Star Wars: O Livro de Boba Fett — Por que os Hutts usam Rancors?
Star Wars: O Livro de Boba Fett — Por que os Hutts usam Rancors?
Entenda a relação entre duas das criaturas mais temidas deste universo.
Por muito tempo, Star Wars acompanhou de perto as aventuras altruístas dos Jedi. Mas longe do alcance do lado da luz, se esconde um traiçoeiro submundo do crime que finalmente ganha destaque na nova série O Livro de Boba Fett, do Disney+. E entre as famílias mais barra pesadas da galáxia, está o traiçoeiro clã de lesmas espaciais — os Hutt — sempre acompanhados de seus monstruosos cães de guarda, os Rancors. Dentre todas as criaturas da galáxia, já se perguntou porque os Hutts usam Rancors?
Os Hutts e os Rancors
Desde sua primeira aparição nos cinemas, em O Retorno de Jedi, os rancors sempre surgiram junto aos Hutts. Neste filme, por exemplo, Jabba aparece alimentando seus inimigos para o amedrontador Pateesa. Depois, em The Bad Batch, é estabelecido que o Hutt tinha ainda outro rancor, a jovem Muchi. E possuir múltiplos rancors não era algo incomum entre a raça.
Na Alta República, época de ouro deste regime, um Hutt misterioso enfrenta Jedi com seus dois Rancors treinador para o combate, como mostram os quadrinhos. Outro Hutt, chamado Skarabda, usa ainda um rancor azul para lutar as suas batalhas. Mas o que faz dos Rancors tão desejáveis em combate?
O que são Rancors?
Em Star Wars, Rancors são criaturas de uma espécie alienígena quadrúpede do hostil Planeta Dathomir, a terra natal de Zebraks como Darth Maul. Ao longo dos filmes, eles foram desenvolvendo uma fama de serem impulsivos, violentos e impetuosos. Tudo verdade, de certo modo, mas há muito mais por baixo de sua pele grossa do que apenas força.
Esses monstrengos também escondem um lado doce e delicado. Quando nascem, eles criam um grande vínculo de afeto com a primeira criatura que olham, sendo capazes de fazer de tudo para defendê-la. Inclusive, em Dathomir, existem clãs de bruxas conhecidas por montarem nestas feras para o combate. Podem ser muito dóceis, se não forem provocados, e gostam de carinho. Mas nas mãos de ferro dos Hutts, os Rancors se tornam uma ferramenta de poder.
Por que os Hutts usam Rancors?
Ao longo da franquia, fica claro que Hutts usam os rancors para consolidar o seu poder. Logo no primeiro episódio de O Livro de Boba Fett, o ex-caçador de recompensar deixa claro que não quer controlar o mundo do crime do mesmo jeito que os Hutts. Fett quer governar usando o respeito, Jabba governava pelo medo. E boa parte deste medo vêm da fama sanguinária dos rancors.
No episódio seguinte, por exemplo, apenas a mera sugestão de que haveria um rancor nas masmorras foi o suficiente para que um assassino profissional traísse seus princípios, entregando o sagrado nome de seu contratante. Semanas depois, no quarto episódio, Fett demonstrou mais uma vez a eficiência dos rancores em inspirarem medo quando decidiu sediar um jantar de negócios com as maiores famílias do crime de Tatooine em cima da jaula de seu mais recente mascote. Bastou que a criatura sacudisse a grade uma única vez para convencer a todos.
Por este motivo, é ainda mais emblemático que, ao sair de Tatooine, os Gêmeos Hutt tenham presenteado Boba Fett com uma destas criaturas. Os rancors estão tão atrelados a poder nesta família que presentear alguém com um seria equivalente a reconhecer a sua força. Ao oferecer o monstro como tributo, os Gêmeos queriam passar a mensagem de que, de fato, estavam abrindo mão do poder naquela região.
Para terminar, não podemos deixar de levantar a possibilidade de uma motivação prática da escolha dos rancors. Como podem se tornar criaturas muito agressivas, quando treinadas para tal, estes monstros podem substituir os Hutts em um combate físico, como seus campeões, sempre que necessário. Afinal, esta é uma raça molenga e lerda demais, mas que sempre acaba em conflito pelo seu ramo de trabalho. Quando as negociações ficam um pouco mais acaloradas, é sempre bom ter um rancor por perto.
O que você acha desta relação? Também teria um Rancor? Não deixe de comentar!
Fique com: