Stan Lee já foi acusado de roubar os X-Men da DC Comics, entenda
Stan Lee já foi acusado de roubar os X-Men da DC Comics, entenda
O célebre escritor da Marvel foi acusado de plagiar a Patrulha do Destino!
Você pode até nunca ter pego um quadrinho na vida, mas é impossível que não conheça os X-Men ou saiba da sua importância para as HQs. Os Filhos do Átomo, como são conhecidos, representam a luta de minorias por um mundo mais tolerante e igualitário, e já renderam várias adaptações para a TV e para o cinema, além de dezenas de games. Porém, uma história bem antiga circula, dizendo que os personagens são um plágio descarado de outra equipe da DC Comics, a Patrulha do Destino!
Como o ScreenRant recorda, há anos, fãs da Patrulha acusam Stan Lee de ter roubado o conceito dos X-Men da equipe da DC. Ambos os grupos contam com um líder muito inteligente e cadeirante, e são compostos por “excluídos” que servem como alegoria para as minorias sociais que lutavam por direitos na época, como pessoas negras e LGBTQIA+.
Em 2005, dois anos antes de seu falecimento, o criador da Patrulha do Destino, Arnold Drake, chegou a comentar ao Newsarama suas suspeitas de que Lee havia roubado o conceito para criar os mutantes da Marvel:
“[Com o passar dos anos,] fiquei mais convencido que Stan Lee plagiou a Patrulha do Destino com os X-Men. Eu não acreditava no início, porque o tempo entre as publicações foi muito curto.”
Com isso, Arnold Drake fala sobre o fato de que a Patrulha do Destino surgiu em My Greatest Adventure #80, de junho de 1963, enquanto os X-Men já chegaram com sua revista própria em setembro do mesmo ano. O autor, no entanto, afirma que já tinha tido a ideia alguns meses antes da revista ser publicada, e que isso daria tempo bastante para que Lee pudesse ter copiado sua premissa.
Arnold ainda afirmava que, na época da publicação, muitos autores e ilustradores faziam um “intercâmbio” entre a Marvel e a DC Comics, e que uma dessas pessoas podia ter sido responsável por vazar a ideia da Patrulha para o co-criador dos Filhos do Átomo. Curiosamente, é importante lembrar que o próprio Arnold Drake já foi acusado no passado de ter plagiado ideias do Quarteto Fantástico para criar a Patrulha do Destino…
Acontece que, até hoje, os fãs nunca tiveram uma resposta concreta a respeito do suposto plágio — algo que provavelmente nunca teremos, levando em conta que os dois criadores da equipe da Marvel, Stan Lee e Jack Kirby, já faleceram. Por outro lado, um detalhe curioso e bem interessante é que Kirby chegou a criar um Homem-Negativo para a DC Comics em 1959, em House of Mystery #84, e o próprio Arnold parece ter se inspirado nesse personagem para compor a sua própria versão do Homem-Negativo que iria integrar a Patrulha do Destino.
De um jeito ou de outro, o que importa é que as duas equipes estão tendo momentos muito interessantes. Do lado da Marvel, os X-Men estão em uma fase muito elogiada nas HQs e logo devem se juntar ao universo compartilhado da editora, com pistas de que estarão presentes em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Já a Patrulha do Destino também está mandando bem nas adaptações, com uma série no HBO Max já renovada para sua quarta temporada.
Abaixo, confira também: