Square Enix vende Tomb Raider, Deus Ex e outros títulos junto de seus estúdios
Square Enix vende Tomb Raider, Deus Ex e outros títulos junto de seus estúdios
Empresa vendeu três estúdios do ramo ocidental!
A Square Enix acaba de tomar uma decisão ousada no mercado dos games. A empresa acaba de vender três estúdios do ramo ocidental para a The Embracer Group – incluindo as desenvolvedoras responsáveis por títulos como Tomb Raider e Deus Ex.
A notícia foi dada na manhã desta segunda-feira (02) pelo VG247, com base em uma declaração oficial da Square Enix e da Embracer Group sobre as aquisições. De acordo com eles, os estúdios vendidos foram a Eidos Montreal (de Deus Ex), a Crystal Dynamics (de Tomb Raider) e a Square Enix Montral (de Hitman Go e Tomb Raider Go).
Segundo o comunicado de imprensa, a transação custou US$ 300 milhões e inclui cerca de 50 propriedades. Ao ser formalizada, a venda irá repassar 1100 empregados para a Embracer Group, uma empresa holding sueca que era previamente conhecida como THQ Nordic AB.
Entre outros títulos adquiridos, temos Legacy of Kain e Thief, e a Embracer Group já demonstrou interesse em trabalhar nessas propriedades intelectuais. Clássicos da empresa, como Final Fantasy e Kingdom Hearts, vão continuar em posse da Square Enix, já que são desenvolvidos pelos ramos asiáticos da companhia.
Outros títulos que não foram vendidos e continuarão a ser desenvolvidos pelos ramos ocidentais da Square Enix são Just Cause, Outriders e Life is Strange. Mesmo sendo propriedade da Crystal Dynamics, Marvel’s Avengers não é citado no comunicado de imprensa, então acredita-se que o game continuará em posse da Square Enix até o contrato com a Disney acabar.
Há muitos motivos por essa venda, o principal sendo a falta de lucro dos estúdios ocidentais. Ainda que Tomb Raider e Guardians of the Galaxy sejam jogos com uma base fiel de fãs, os lucros foram decepcionantes para a matriz da Square Enix.
O título mais recente da empresa, Guardians of the Galaxy, está disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC.
Abaixo, veja também: