Shrek: O significado por trás do nome do ogro mais famoso da cultura pop
Shrek: O significado por trás do nome do ogro mais famoso da cultura pop
Você sabia que existe um significado por trás do nome Shrek?
Shrek é um dos filmes de animação de contos de fada que saíram do padrão óbvio de “princesa em perigo sendo salva por um príncipe”. Muito pelo contrário, Shrek costuma fazer piada sobre essas histórias e é justamente isso que o tornou tão popular, fazendo uma legião de fãs. Mas apesar do ogro dar nome aos filmes da franquia, você sabe o que seu nome – Shrek – significa?
A história que do ogro verde que vive sozinho em seu pântano caiu na graça do público. Muito graças a um elenco carismático que inclui um burro falante divertido e uma princesa que vive no alto de uma torre, mas que esconde um segredo durante a noite. O trio se unem por ordem de um rei baixinho que desejava se casar com a princesa e em meio a isso temos sátira dos contos de fada de modo geral.
Qual é o significado de Shrek?
Provavelmente você achava que Shrek era apenas um nome qualquer para o protagonista, afinal não precisava ter muito sentido por trás disso. Mas a verdade é que Shrek vem de “shreklekh“, uma palavra da língua judaica iídiche que pode significar ” horrível ou terrível“. Também existe uma palavra alemã, “schrecklich“, que também significa terrível.
Essa história foi adaptada de um livro infantil de 1999, chamado “Shrek!”, do autor William Steig. Por ser escrito para crianças, a base fantasiosa era semelhante aos filmes, mas as piadas adultas, sagacidade e o enredo cômico foram adicionadas pela animação.
No final, tanto o filme quanto o livre receberam este nome em referência a aparência do ogro, pois antes de conhecermos o seu bom coração, ele era só mais um monstro que vivia no pântano e temido pelos personagens ao redor.
Você conhecia a origem do nome do protagonista? O que você acha dessa explicação? Qual sua opinião sobre Shrek, o ogro mais querido dos cinemas? Divide com a gente nos comentários!
Confira também: