Sandman: Tudo sobre Orfeu, o filho de Sandman e Caliope
Sandman: Tudo sobre Orfeu, o filho de Sandman e Caliope
Você já conhecia o filho de Morpheus?
Sandman estreou com uma primeira temporada excepcional, adaptando os dois primeiros arcos dos quadrinhos de Neil Gaiman – tanto Prelúdios & Noturnos quanto Casa de Bonecas. Porém, esse é só o começo de uma história muito fascinante, que colocará Sonho dos Perpétuos na jornada mais densa e emocionante de sua existência. E um personagem que deve dar as caras em breve é Orfeu.
Citado no episódio especial da primeira temporada, que compila duas histórias tiradas do arco Terra dos Sonhos, ele é filho de Morpheus com Calíope, uma deusa grega. No entanto, sua história está diretamente associada a grandes reviravoltas que virão nas próximas temporadas, caso a série seja renovada. Por isso, aqui selecionamos tudo que você precisa saber sobre Orfeu, o filho de Sandman!
Quem é Orfeu?
Orfeu é uma figura tirada diretamente da mitologia grega. Na história de Sandman, ele é filho da musa Calíope com Oneiros (um dos vários nomes que Morpheus usa ao longo da série), e por sua linhagem, acaba se tornando o Bardo original. Orfeu foi muito querido e amado por seus pais, mas passou por uma trágica história bem no dia do seu casamento.
Ele estava prestes a trocar seus votos com Eurídice quando a mulher foi picada por uma serpente e morreu nos braços de seu amado. Tomado pelo luto e pela dor, ele implorou ao pai que tentasse reviver a noiva, mas Sonho o interrompe, dizendo que seria impossível trazê-la de volta. Assim, ele procura conselhos de seus dois tios, Morte e Destruição, que o incentivam a buscar por Eurídice nos domínios de Hades.
Ao chegar ao Submundo, ele realiza um acordo com Hades: poderá levar Eurídice de volta, desde que não olhe para trás em nenhum momento durante sua jornada. Desconfiado que o Deus do Submundo tivesse trapaceado, ele dá uma breve olhada por cima dos ombros, apenas para ver se Eurídice o estava acompanhando. Porém, o acordo é quebrado e a noiva de Orfeu é sentenciada a passar a eternidade no Submundo.
Cada vez mais isolado da sociedade, Orfeu se torna um pária. Certo dia, ele encontra um grupo de adoradoras do deus Dionísio, mas se recusa a participar das festividades propostas por elas. Assim, elas acabam o mutilando e esquartejando, deixando apenas uma cabeça sem corpo no lugar. Porém, graças a um acordo com a Morte, ele é capaz de viver mesmo sem seu corpo, o que acaba o colocando em rota de colisão com Morpheus.
Qual papel Orfeu desempenha em Sandman?
Durante séculos, Morpheus tenta procurar por seu filho, sem nenhum sucesso. Tudo muda quando, em 1789, o Senhor do Sonhar faz um acordo com Lady Johanna Constantine, para que ela possa recuperar a cabeça de Orfeu. Embora seja uma tarefa muito difícil, ela acaba cumprindo seu propósito e devolve o filho ao pai. Morpheus então coloca Orfeu na ilha de Naxos e cria uma ordem de padres para protegê-lo eternamente.
Morpheus, no entanto, reencontra seu filho durante o arco Vidas Breves, e conta com a ajuda dele – que é um oráculo – para poder reencontrar seu irmão perdido, Destruição. Porém, em troca, Orfeu pede que seu pai o mate. Mesmo indo contra sua vontade, Sonho cumpre sua promessa e garante que seu filho possa descansar uma última vez.
No entanto, a morte de Orpheus traz um grande ponto para a história de Sandman, já que Morpheus acaba sendo perseguido pelas três Fúrias por ter quebrado uma lei sagrada ao cometer filicídio. Assim, elas começam a destruir o Sonhar, e Morpheus se entrega para que seu reino seja resguardado. Assim, Morpheus acaba encontrando seu próprio fim.
Essa história das Fúrias acontece no arco Entes Queridos, o penúltimo da história de Sandman. Assim, ainda há muita coisa para acontecer antes de vermos a queda de Morpheus – mas por outro lado, Orfeu pode não demorar muito para ser apresentado na série da Netflix…
Quando Orfeu deve aparecer na série?
A primeira aparição de Orfeu nos quadrinhos se deu em The Sandman #29, parte do arco Fábulas & Reflexões – o sexto volume da HQ de Neil Gaiman. No entanto, é importante ressaltar que esse arco, assim como Terra dos Sonhos, consiste de pequenos contos isolados, que não constroem uma narrativa contínua como Casa de Bonecas, por exemplo.
Dessa forma, é bem provável que a série da Netflix – caso tenha novas temporadas – adapte a primeira aparição de Orfeu em um “episódio especial”, assim como o capítulo que conta a história de Calíope e Sonho de Mil Gatos. Não há como saber com exatidão quando essa adaptação pode acontecer, mas eu tenho uma teoria.
Orfeu é um dos personagens mais importantes da mitologia de Sandman, não apenas por conectar a história de Morpheus com a mitologia grega, mas também por ser o principal “responsável” pela queda de seu pai, ao fim de toda a saga. Ele também é um personagem muito querido pelos fãs, e possui um arco próprio chamado A Canção de Orfeu, que foi publicado em Sandman Special #1.
Dessa forma – e considerando que Calíope já foi apresentada na série – é bem provável que Orfeu já apareça em uma segunda temporada, caso a série seja renovada. Assim, a série poderia construir bem todo o arco de Orfeu e seu pai ao longo dos próximos anos, culminando na adaptação de Entes Queridos, que deve ficar para a última ou penúltima temporada da série. No entanto, só o tempo nos dirá se isso vai acontecer de fato.
Sandman já está disponível na Netflix.
Abaixo, confira também: