Sandman: Michael Jackson quase protagonizou filme baseado nas HQs nos anos 90
Sandman: Michael Jackson quase protagonizou filme baseado nas HQs nos anos 90
Cantor “implorou” ao estúdio para dar vida ao personagem
Durante anos existiram rumores de que a Warner estava desenvolvendo a adaptação de Sandman. Foi apenas recentemente que o “sonho virou realidade” e Sandman chegou na Netflix. Porém, em uma entrevista para o podcast de Josh Horowitz, Happy Sad Confused, Neil Gaiman revelou que a Warner quase produziu uma adaptação do quadrinho estrelada por Michael Jackson.
Lançada entre 1989 e 1996, Sandman coincidiu com dois grandes momentos da cultura pop: a ascensão de adaptações de quadrinhos para o cinema – como o Batman de Tim Burton, lançado em 1989 – e o auge da carreira do cantor e compositor Michael Jackson. O que o público não sabia era que esses mundos quase se chocaram.
“Em 1996, fui levado até a Warner, onde o presidente da Warner Bros. na época me contou que Michael Jackson havia telefonado para ele e perguntado se ele poderia interpretar Morpheus em ‘The Sandman'”, Gaiman comentou durante sua entrevista. “Então, havia muito interesse nisso e eles sabiam que esta seria uma das joias da coroa e queriam saber o que eu achava? E eu estava tipo, ‘Ooh,'”
O desejo de Michael não era algo aleatório. Anos antes, Michael havia protagonizado alguns filmes experimentais. O mais famoso foi Moonwalker, uma seleção de curtas-metragens de seu álbum de sucesso, Bad, que culminavam em um confronto entre Michael e um cruel traficante de drogas conhecido como Mr. Big.
Já em 1978, o cantor fez o papel do Espantalho em O Mágico Inesquecível, adaptação de O Mágico de Oz que tenta capturar a essência da vivência afro-americana.
Porém, a ideia do filme de Sandman com Michael Jackson nunca chegou a ser desenvolvida. Em 2013, a produção de um longa adaptando os quadrinhos ficaria atrelada a imagem de Joseph Gordon-Levitt, que faria o papel de Morpheus.
Sobre essa tentativa frustrada, Gaiman revelou em uma entrevista para a Rolling Stone que vazou um roteiro “muito estúpido” de propósito que havia sido entregue a ele por Jon Peters, produtor de Nasce Uma Estrela e Homem de Aço.
“Não havia nada que eu tinha gostado. Era o pior roteiro que eu já li em toda minha vida, e não só o pior roteiro para Sandman. Eu não tinha certeza se queria ser um filme de ação ou o sabe se lá o que. Era uma bagunça, e não passava disso.“
Agora, Morpheus ganhou vida sob a atuação de Tom Sturridge na série da Netflix. Ainda sem a confirmação de uma segunda temporada, Gaiman tem se mostrado animado com a possibilidade de um novo ano para a série.
Todos os episódios de Sandman estão disponíveis na Netflix.
Aproveite e continue lendo: