Sandman: Qual será a história da temporada 2?
Sandman: Qual será a história da temporada 2?
Mesmo tendo estreado há pouco tempo, adaptação da obra-prima de Neil Gaiman já é um sucesso da Netflix!
Após anos de espera e frustração, os fãs de Sandman finalmente tiveram seu maior sonho realizado: uma série da Netflix baseada na aclamada obra de Neil Gaiman, que leva a sério a proposta original e traz os quadrinhos para as telas com perfeição. Lançada no começo de agosto, ela já se tornou um grande sucesso da plataforma de streaming e não seria surpresa alguma se ouvíssemos notícias da renovação em breve.
Em seu primeiro ano, a série acompanha os primeiros passos de Morpheus após se libertar de um cativeiro no qual esteve preso por um século. Para isso, são adaptados os dois primeiros arcos dos quadrinhos: Prelúdios & Noturnos e Casa de Bonecas. Os fãs já estão sedentos para descobrir quais serão as próximas histórias adaptadas na série, e foi pensando nisso que trouxemos esse artigo explicando quais rumos Sandman pode tomar a partir de agora!
Terra dos Sonhos
Após a conclusão de Casa de Bonecas, o terceiro arco dos quadrinhos de Sandman se chama Terra dos Sonhos, compilando as edições “The Sandman Vol. 2 #17-20“, publicadas originalmente de julho a outubro de 1990, pela DC Comics. Tratam-se de quatro histórias isoladas que, de alguma forma, envolvem o passado, o presente e o futuro de Morpheus e do Sonhar.
Por conta de seu formato antológico, esse é um arco um tanto quanto difícil de se adaptar em uma série de TV, já que as histórias são consideradas “fillers” narrativos – ainda que ajudem a desenvolver aspectos importantes que voltarão no enredo. Só há uma questão quanto a isso: esse arco já foi parcialmente filmado e lançado.
Recentemente, a Netflix soltou um episódio especial da primeira temporada, contendo uma adaptação das histórias Calíope (publicada em The Sandman #17) e Um Sonho de Mil Gatos (The Sandman #18). Dessa forma, só duas outras histórias não foram lançadas: Sonho de uma Noite de Verão (#19) e Fachada (#20).
Cada uma, a sua moda, traz alguns personagens e elementos importantes para o desenvolvimento de Morpheus. A primeira história é focada na mãe do filho do Perpétuo, enquanto a história dos gatos demonstra o total domínio do Sonhar. Já as duas últimas trazem de volta personagens bem queridos pelos fãs, que já foram apresentados na série da Netflix: William Shakespeare e a Morte.
Ainda não sabemos se Sonho de uma Noite de Verão e Fachada serão adaptadas na segunda temporada. A teoria mais popular entre os fãs é que essas histórias serão trazidas em um episódio especial, assim como Sonho de Mil Gatos e Calíope foram nessa primeira. Desse jeito, a história pode progredir sem interromper a narrativa contínua de Morpheus e do Sonhar.
Estação das Brumas
Logo após Terra dos Sonhos, temos um dos capítulos mais aclamados de Sandman. Em Estação das Brumas, o Mestre do Sonhar finalmente recebe notícias de uma recente desavença: Lúcifer Estrela da Manhã. Porém, dessa vez o Diabo não está de brincadeira – ele decide abandonar o Inferno e deixá-los aos cuidados de Morpheus, que se surpreende com a notícia e logo se vê no meio da maior conspiração de sua vida.
Um pouco mais longo que outros arcos da série, Estação das Brumas foi publicada em “The Sandman Vol. 2 #21-28“, lançada entre dezembro de 1990 a julho de 1991. A história já começa em um ponto alto, com uma reunião dos Perpétuos, que se juntam para um banquete – inclusive, essa será a primeira vez que veremos alguns dos irmãos de Morpheus nas telas, como Destino e Delirium.
A partir daí, seguimos com os planos do Estrela da Manhã – e a tentativa de Morpheus de conciliar a reconstrução de seu reino com uma nova invasão, já que deuses e entidades de diversas mitologias e culturas aparecem para reclamar o terreno do inferno, desde Odin, Thor e Loki até os emissários do Mundo das Fadas. No entanto, a resolução desse “torneio” acaba de uma forma bem inesperada.
No arco, temos a presença de outras figuras que também são importantes para a construção maior da narrativa – um ótimo exemplo disso é Nada, uma mulher mortal que Morpheus condenou ao inferno. Caso não esteja lembrando, ela apareceu no quarto episódio da primeira temporada, interpretada por Deborah Oyelade.
Como dito anteriormente, esse é um arco muito extenso que possui uma rica mitologia própria, além de apresentar várias ideias que serão úteis nos próximos arcos. Por conta disso, é possível que ele seja o único arco adaptado no segundo ano da série, para dar o alcance épico que a história merece. No entanto, caso sigam uma estrutura similar à da primeira temporada e decidam adaptar outro arco, teríamos o seguinte:
Um Jogo de Você
Publicada originalmente nas páginas de The Sandman Vol. 2 #32-37, o arco Um Jogo de Você assume o lugar de “patinho feio” da saga para a maior parte dos fãs. O próprio Neil Gaiman já brincou sobre isso anteriormente, ao dizer que é seu arco favorito justamente por ser o menos querido pelos leitores. Porém, trata-se de uma história bem peculiar, que traz de volta uma personagem que já foi apresentada no cânone da série.
Barbie retorna, dessa vez divorciada de Ken. Desde que a vimos pela última vez, em Casa de Bonecas, ela parou de sonhar e se mudou para um bloco de apartamentos, onde mora perto de uma amiga transgênero chamada Wanda. Além dela, outros residentes do prédio são Hazel e Foxglove – um casal de mulheres -, Thessaly – uma bruxa – e George – um homem quieto e misterioso.
Os problemas começam quando Barbie recebe a visita de seu amigo onírico, Martin Dezossos – que sai do Sonhar para invadir o Mundo Real. Ele vem para entregar a ela um poderoso item conhecido como a Porpentina, além de avisá-la da chegada de uma ameaça muito perigosa, uma entidade chamada Cuco. E com esses mistérios, surge o próprio Morpheus, pronto para interferir na vida dos mortais.
A história se conecta surpreendentemente com elementos que só serão apresentados no último arco da série, o que o torna um capítulo fundamental na narrativa. Além disso, é um desses arcos que pode explorar bastante coadjuvantes carismáticos e trazer um toque de ação para cativar o público.
Ainda não há previsão de lançamento para a segunda temporada de Sandman.
Abaixo, confira também: