Sandman: Como o Coringa da DC quase apareceu na história
Sandman: Como o Coringa da DC quase apareceu na história
Autor relembra os problemas que teve com a DC
Sandman foi um grande sucesso na Netflix, mesmo que ainda não tenha sido renovada pelo streaming, de forma que o criador da história, Neil Gaiman, vem dando diversas entrevistas sobre sua obra e revelando algumas histórias interessantes como o fato de que ele fez de tudo para sabotar a produção de um filme no fim dos anos 90. Agora, contudo, o autor revelou que o Coringa, quase apareceu nos quadrinhos originais da obra.
Os quadrinhos de Sandman, que são da Vertigo/DC, sempre tiveram pequenas ligações com o universo do Batman e Superman, inclusive tendo a participação de John Constantine, Caçador de Marte e Etrigan, O Demônio. Mas a HQ também quase teve a participação de outro grande personagem da DC: o Coringa.
Ao conversar com a Rolling Stone sobre as ligações de Sandman com o resto do universo DC, Gaiman explicou a sua dificuldade ao tentar criar as conexões devido a editora permitir que ele usasse apenas personagens desconhecidos. “Eu tentava fazer as coisas e eles eram planejadas, montadas e, do nada, elas mudavam”, Gaiman contou para a revista.
Sobre o Coringa quase ter aparecido na história, ele disse:
“E eu fiquei muito irritado com a continuidade da DC. Um exemplo é que no começo de Sandman, na quinta edição, John Dee, o Doutor Destino, está escapando do Asilo Arkham e ele iria encontrar o Coringa. Eu tinha escrito essa sequência inteira do Coringa e entreguei e então recebi uma ligação dizendo ‘Ah, não. O Coringa acabou de desaparecer embaixo do rio de Gotham, acreditam que ele está morto’. E eu disse ‘Bem, ele não está morto. Ele é o Coringa’. Eles me disseram ‘Sim, mas tecnicamente agora ele está morto. Então você precisa usar outra pessoa. Eu só disse ‘Mas era o Coringa. Era algo bom… OK’, ergui minhas mangas, agora é o Espantalho. Mas foi aquele tipo de coisa, eu nem tentava mais. Eu não queria ficar tendo que mudar as coisas e reescrevê-las porque alguém tinha decidido jogar o Coringa no rio”.
Confira também: