Samuel L. Jackson diz que merecia ter ganhado o Oscar por um de seus papéis mais icônicos

Capa da Publicação

Samuel L. Jackson diz que merecia ter ganhado o Oscar por um de seus papéis mais icônicos

Por Arthur Eloi

O Oscar nem sempre é justo em suas indicações e vitórias, e toda edição é bastante contestada pelo público. Acontece que isso não é de hoje, e também acontece com os próprios astros e realizadores de Hollywood. Samuel L. Jackson, por exemplo, acredita ser uma injustiça não ter vencido por seu papel como Jules Winnfield em Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994).

Melhor Ator para Samuel L. Jackson foi uma das sete indicações que o filme de Quentin Tarantino recebeu em 1995, mas a única vitória da noite foi na categoria de Melhor Roteiro. Em entrevista ao The Times, o ator falou que deveria ter vencido o prêmio ao invés de Martin Landau, que ganhou por interpretar Bela Lugosi em Ed Wood, filme de Tim Burton (via Screen Rant).

Acho que atores negros só vencem por fazer coisas terríveis na tela, tipo Denzel Washington como um policial terrível em Dia de Treinamento. Agora papéis poderosos como Malcolm X? Aí não, a Academia entrega para outro filho da ****. Eu acho que eu deveria ter ganho aquele prêmio, mas um Oscar não muda uma vírgula no seu cheque. O objetivo é botar bundas nas cadeiras do cinema, e eu fiz um bom trabalho.

Samuel L. Jackson perdeu o prêmio de Melhor Ator em 1995 para Martin Landau, que viveu Bela Lugosi em Ed Wood

O ator continuou sua fala dizendo que, por mais que não tenha sido reconhecido pelo Oscar, se mantém satisfeito pelo seu sucesso com o público:

Todos os filmes são válidos. Alguns vão para o cinema para se emocionar, e outros gostam de super-heróis. Se alguém tem mais bundas nas cadeiras que você, só significa que seu público não é tão amplo. Há pessoas com carreiras de sucesso mas que ninguém consegue recitar uma fala. Já eu sou o cara que fala umas m*rdas que são estampadas em camisetas. Eles deveriam fazer uma categoria para Filme Mais Popular no Oscar, porque a indústria gira em torno disso.

Na verdade, o Oscar 2022 lançou justamente uma categoria para isso, chamada de Filme Favorito e inteiramente aberta para o público, que escolhe tanto os indicados quanto o vencedor. Nesta edição, que marca o primeiro ano da categoria, a disputa acontece entre 10 filmes, incluindo Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Duna, Maligno, Cinderela, entre outros.

Se você quiser reassistir a performance clássica de Samuel L. Jackson e se indignar com o seu prêmio roubado em 1995, Pulp Fiction está disponível nos catálogos da HBO Max, Paramount+ e Telecine.

Já a cerimônia de entrega do Oscar 2022 acontece em 27 de março.

Aproveite e confira: